Itaú Blog

Payroll: EUA criam 336 mil vagas em setembro

No Radar do Mercado: o relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA mostrou uma aceleração do ritmo de criação de vagas no país

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Créditos: Getty Images

O Payroll, relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA, indicou a criação de 336 mil vagas em setembro. O resultado veio bem acima das expectativas do mercado (170 mil) e mostrou uma aceleração no ritmo identificado no mês anterior (que foi revisado para cima na leitura de hoje, agora em 227 mil). 

A taxa de desemprego permaneceu estável, em 3,8%, ligeiramente acima do esperado (3,7%). A taxa de participação também se manteve no patamar anterior, em 62,8%, e em linha com as expectativas. 

Os ganhos salariais por hora trabalhada subiram 0,2%, para 33,88 dólares, mantendo o ritmo anterior. Nos últimos 12 meses, houve alta de 4,2%, ligeiramente abaixo do patamar registrado em agosto. 

Em geral, a leitura segue indicando um trabalho de mercado resiliente nos EUA, enquanto a expectativa do mercado era de uma maior desaceleração na margem diante do aperto monetária promovido pelo Federal Reserve (banco central americano). Portanto, o resultado tende a aumentar a precificação do mercado por uma alta adicional nos juros na próxima reunião do Fed. À frente, as atenções se voltam para a leitura de inflação mensurada pelo índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), a ser divulgada na próxima semana. 

💬 O que achou deste conteúdo?

Câmara adia votação de tributação de fundos offshore e exclusivos

No Radar do Mercado: votação de projeto de lei sobre tributação de fundos offshore e [...]

Medida de atividade do setor de serviços recua nos EUA

No Radar do Mercado: o ISM de serviços desacelerou nos EUA diante de um enfraquecimen [...]

Produção industrial avança 0,4% em agosto

No Radar do Mercado: a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE apontou u [...]