PIB do Brasil desacelera no 3º trimestre

No Radar do Mercado: PIB avança apenas 0,1%, confirmando perda de tração da atividade

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

O PIB brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025, após avanço de 0,3% no segundo trimestre, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 4, pelo IBGE. O resultado veio abaixo da mediana das expectativas do mercado, que era de 0,2%. Em relação ao mesmo trimestre de 2024, o PIB cresceu 1,8%, pouco acima do esperado pelo mercado (1,7%), mas também desacelerando em relação aos trimestres anteriores. Cabe destacar, contudo, que houve revisão para cima nos trimestres anteriores.

Do lado da oferta, o setor de serviços, que tem maior peso na economia, apresentou crescimento baixo, de 0,1% no terceiro trimestre. Já a indústria avançou 0,8%, enquanto a agropecuária teve alta de 0,4%, após queda de 1,4% no segundo trimestre.

Do lado da demanda, o consumo das famílias cresceu apenas 0,1%, desacelerando em relação ao resultado do segundo trimestre (0,6%). Na comparação com o mesmo período de 2024, houve avanço de 0,4%. Enquanto isso, o consumo do governo cresceu 1,3% em relação ao trimestre anterior. Já a formação bruta de capital fixo cresceu 0,9% e a taxa de investimento foi de 17,3%. Por fim, no setor externo, as exportações subiram 3,3% e as importações avançaram 0,3%.

Nossa visão: o PIB mais fraco no terceiro trimestre reforça nosso cenário de desaceleração gradual da economia, reflexo de um menor impulso fiscal e política monetária contracionista. Além disso, vemos melhora na inflação corrente e redução nas expectativas de inflação, o que sustenta nossa expectativa de início do ciclo de cortes de juros no primeiro trimestre do ano que vem, movimento que historicamente beneficia a bolsa brasileira, justificando nossa posição sobrealocada na classe.

Gráfico com o resultado do PIB nos últimos trimestres

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

Produção industrial decepciona em outubro

No Radar do Mercado: indústria tem resultado abaixo das expectativas e registra expan [...]

Focus: mercado revisa projeções do IPCA e do PIB para baixo

No Radar do Mercado: relatório do Banco Central aponta recuo nas estimativas do merca [...]

Taxa de desemprego surpreende, mas emprego formal recua

No Radar do Mercado: dados da Pnad e do Caged mostram sinais iniciais de arrefeciment [...]