Play Smart!

TenisVesting: enquanto o Pickleball cresce exponencialmente nas quadras dos EUA, a estratégia “Smart Beta” superou US$ 1 trilhão sob gestão globalmente

Foto do Autor

Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

• 3 minutos de leitura

Uma pessoa vista de costas prepara-se para um jogo de pickleball, segurando uma bola amarela com uma mão e a raquete na outra. A pessoa está usando uma camiseta sem mangas vermelha e uma saia esportiva cinza. No fundo, outro jogador observa a cena, desfocado. O jogo está acontecendo em uma quadra azul com linhas brancas em um dia ensolarado.
Fonte: Getty Images

🎾 Foi sem querer. Na verdade, foi por conta de uma lesão no cotovelo que eu aprendi a jogar Pickleball. A raquete é bem leve, a bola é de plástico e furada, assim, o impacto é bem menor. No período de recuperação dessa lesão me mantive ativa em quadra no Pickleball e entendi por que esse esporte cresce exponencialmente com milhões de jogadores ativos nos Estados Unidos.

A quadra é bem menor e tem uma área chamada de “cozinha”, próxima a rede, que praticamente define o jogo. O saque deve ser feito “por baixo” e quanto mais fundo melhor para dificultar a subida à rede do adversário, sendo que o sacador só pode subir a rede depois da terceira troca de bola.

No Pickleball inventaram um golpe que não tem no tênis. Chama-se Dink. Lembra bastante uma “colherada” com a raquete, que busca, com muito jeito, colocar a bola na “cozinha” e deslocar o adversário enquanto você sobe a rede. Quase um approach adaptado ao tamanho da quadra e tipo da raquete.

O Pickleball é um jogo rápido, divertido, que exige bastante tática. A habilidade nas mãos e de leitura de jogadas ajudam muito. Favorece bastante os jogadores de tênis espertos, que sabem se movimentar e colocar a bola onde querem.

------

📈 Já usei em outros momentos outros jogos com raquetes para me ajudar a te explicar estratégias de investimentos em ações. O Beach Tennis já me ajudou a te explicar a estratégia Long Biased, e o Squash, a estratégia Long and Short. Nesse texto, o Pickleball vai te ajudar a entender a estratégia "Smart Beta", que já supera a marca de mais de US$ 1 trilhão sob gestão globalmente.

A imagem mostra dois círculos. O círculo da esquerda é branco com texto laranja que diz "Gestão Ativa". O círculo da direita é laranja com texto branco que diz "Gestão Passiva". A interseção dos dois círculos é cinza e contém o texto laranja "Smart Beta". O fundo da imagem é um gradiente escuro.
Fonte: Itaú Asset

A estratégia “Smart Beta” combina estratégias de gestão passivas, que são aquelas que seguem índices de mercado, com estratégias de gestão ativas, que buscam superar esses índices. As estratégias "Smart Beta" seguem índices que são ponderados por diferentes fatores de risco. Os tipos de fatores de risco mais comuns são Valor, Volatilidade, Qualidade, Momentum e Tamanho.

Assim, ao invés de seguir, por exemplo, um índice de mercado como o Ibovespa, uma estratégia "Smart Beta" pode ser calibrada para seguir o fator Tamanho, selecionando apenas empresas de menor capitalização no Ibovespa, ou o fator Volatilidade, selecionando apenas as ações de menor volatilidade no mesmo índice em um determinado período. Assim, por replicar um índice com transparência nas regras de seleção de ações e buscar ao mesmo tempo superar o índice de referência, a estratégia "Smart Beta" une os benefícios da gestão passiva com a gestão ativa.

Se quiser conhecer um fundo que aplica a estratégia Smart Beta no Brasil, vale acessar as informações do Itaú Smart Ações. Esse fundo busca superar o Ibovespa seguindo o fator Qualidade, ou seja, selecionando as 50 melhores empresas do Ibovespa com base em quatro indicadores fundamentalistas, sendo eles: dividendos, fluxo de caixa, vendas e valor patrimonial.

-----

Se você ainda não tentou o Pickleball, fica a dica, vai curtir!

Se não sabia o que era Smart Beta, não deixe de se aprofundar para entender e investir cada vez melhor!

📈 Carta do Gestor, Itaú Smart Ações, Março 2024

🎾 Pickle Slam 2024, Graff & Agassi x Sharapova & Blake


Leia também

Leia também

He’s Back! Vamos | Itaú Private Bank

TenisVesting: enquanto o retorno de Rafael Nadal tem animado os tenistas, a expectati [...]

Never Bet Against

TenisVesting: conheça os campeões em resiliência de performance nas quadras e no merc [...]

As histórias do Miami Open e do mercado de títulos de crédito privado no Brasil

TenisVesting: Miami Open e mercado de crédito privado brasileiro conquistam, respecti [...]