Itaú Blog

PMI avança mais do que o esperado na zona do euro

No Radar do Mercado: o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto avançou na zona do euro e no Reino Unido

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro avançou mais do que o esperado pelo mercado em novembro, para 47,1, mas ainda abaixo de 50 pontos, o que indica um patamar contracionista da atividade. 

O resultado se deve especialmente ao avanço do setor manufatureiro, para 43,8, acima das expectativas. O PMI de serviços também subiu na leitura de hoje, para 48,2, mas praticamente em linha com o esperado.  

Na análise por país, o PMI composto da Alemanha registrou um salto, de 45,9 para 47,1, mas segue em níveis fracos. Na França, o indicador decepcionou, recuando para 44,5 pontos.  

De maneira geral, apesar da melhora no indicador composto da zona do euro, o nível segue compatível com uma contração da atividade econômica no bloco no quarto trimestre.   

No Reino Unido, PMI também avança em novembro

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido também avançou em novembro, para 50,1 pontos, acima da projeção do mercado, que era de uma manutenção da leitura anterior. Além disso, com o resultado de hoje, o indicador volta ao patamar que indica expansão da atividade econômica. 

O movimento foi puxado tanto pelo setor manufatureiro quanto de serviços (com altas para 46,7 e 50,5, respectivamente). Ambas as leituras vieram acima do esperado, mas cabe cautela na análise do PMI do Reino Unido. Isso porque mudanças bruscas tendem a ser revistas para baixo posteriormente. 

💬 O que achou deste conteúdo?

IBC-Br recua em setembro; Inflação desacelera na zona do euro

No Radar do Mercado: o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de setembro veio abaixo [...]

Inflação americana fica abaixo das expectativas

No Radar do Mercado: a inflação mensurada pelo CPI avançou menos do que as expectativ [...]

Relatório Focus: queda na expectativa de inflação para 2023

No Radar do Mercado: após a surpresa no IPCA de outubro, o Relatório Focus divulgado [...]