Itaú Blog

Produção industrial do Brasil recua em julho

No Radar do Mercado: dados divulgados pelo IBGE apontam uma retração da produção industrial brasileira em julho; na China, o PMI de serviços também desacelerou

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Produção industrial recua em julho

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de julho apontou um recuo mensal de 0,6% na produção nacional. Frente a junho de 2022, a queda foi de 1,1%. Ambas as leituras mostraram uma queda mais intensa do que o esperado pelo mercado (-0,3% m/m e -0,5% a/a).

A queda na produção foi disseminada. Três das quatro grandes categorias econômicas recuaram no mês, enquanto 15 dos 25 ramos industriais pesquisados registraram queda.

De maneira geral, o setor iniciou o trimestre mais fraco do que o esperado. Para os próximos meses, projetamos uma produção industrial próxima da estabilidade. Com o resultado de hoje, nosso tracking (estimativa de alta frequência) para o PIB do 3T23 está em -0,25% tri/tri (+1,8% a/a).

Atividade de serviços desacelera na China em agosto

O Índice de Gerente de Compras (PMI) de serviços da China divulgado pela Caixin/Markit apontou uma desaceleração no setor, para 51,8 em agosto. Valores acima de 50 indicam expansão da atividade.

A queda foi mais intensa do que o esperado pelo mercado (53,5), mas em linha com os dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, na sigla em inglês) na semana passada. Com o recuo de serviços no mês, o PMI composto, que considera também os dados da indústria, registrou uma leve desaceleração, para 51,7.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Vendas no varejo avançam no Brasil; China registra deflação em julho​

No Radar do Mercado: as vendas do varejo brasileiro avançaram acima do esperado em ju [...]

Ata do Copom: por ora, manutenção do ritmo | Private Insights

No Radar do Mercado: ata da última reunião de política monetária indicou que o comitê [...]

Produção industrial registra ligeiro avanço em junho | Private Insights

No Radar do Mercado: a produção industrial avançou 0,1% em junho, pouco acima da expe [...]