Itaú Blog

Republicanos no controle da Câmara dos EUA; no Brasil, risco fiscal no radar

Economia e mercados: sustentabilidade fiscal fica no centro das atenções dos investidores; nos EUA, os Republicanos ganham controle da Câmara nas “Midterms”

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 4 minutos de leitura

Crédito: Getty Images/Itaú Private Bank

O Congresso brasileiro recebeu nesta semana a minuta de PEC da transição. Apesar de não especificar o tempo para as medidas ficarem em vigor, aumentaram as preocupações dos investidores com a sustentabilidade fiscal do país.

Nos EUA, o Partido Republicano conquistou o controle da Câmara nas eleições de meio mandato. Já os democratas conseguiram maioria no Senado.

Confira, abaixo, mais detalhes dos fatores que impactaram os mercados nos últimos dias.

Minuta da PEC da transição é apresentada ao Congresso

A minuta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da transição foi apresentada ao Congresso, confirmando a intenção de excluir o Auxílio Brasil do teto de gastos e permitir investimentos por meio de receitas extraordinárias fora do teto. O total seria próximo de 198 bilhões, aprofundando o déficit estimado de R$ 63,7 bilhões no Orçamento de 2023.

Leia na íntegra.

Midterms: democratas perdem controle da Câmara americana

Os democratas perderam o controle da Câmara nas eleições de meio mandato. Para o Senado, apesar da disputa na Geórgia ter ido para o segundo turno, o partido garantiu maioria. Com o Congresso dividido, a política fiscal deve ficar mais restritiva, mas em grau menor do que em caso de vitória republicana. Também é esperado um endurecimento na postura frente à China.

Leia na íntegra.

Produção industrial dos EUA recua

A produção industrial americana recuou em outubro na comparação com o mês anterior. A utilização da capacidade da indústria também apresentou queda e veio abaixo do esperado pelo mercado. Já a produção manufatureira variou 0,1%, ligeiramente abaixo da expectativa e do resultado anterior.

Leia na íntegra.

Vendas no varejo dos EUA aceleram

As vendas no varejo americano subiram 1,3% em outubro, acelerando na comparação com a leitura de setembro e acima das expectativas. O resultado aponta para uma atividade econômica forte no quarto trimestre e vai em linha com a mensagem de que será necessária uma taxa de juros mais alta ao fim do ciclo de aperto do que o previsto inicialmente.

Leia na íntegra.

Reino Unido anuncia plano de austeridade fiscal

O ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, anunciou no parlamento britânico um plano fiscal que inclui o aumento de impostos e corte de gastos, totalizando 55 bilhões de libras. Hunt estendeu o pacote para subsidiar os altos preços de energia, mas o impacto nas famílias ainda será sentido e aprofundará as perspectivas de recessão da economia.

Leia na íntegra.