Itaú Blog

Tributação de fundos no Brasil e novos estímulos na China

No Radar do Mercado: foi publicada a medida provisória que trata da tributação dos fundos de investimentos no Brasil; na China, o governo deve anunciar mais uma medida para estimular a economia do país

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Presidente assina MP sobre tributação de fundos exclusivos

Durante a cerimônia em que sancionou a nova política de salário mínimo e que atualizou a faixa de isenção do imposto de renda, o presidente Lula assinou ontem (28) a medida provisória que prevê a cobrança de 15% a 22,5% sobre os rendimentos de fundos exclusivos e enviou para o Congresso o projeto de lei que tributa investimentos offshore.

Preparamos um material exclusivo em que explicamos as mudanças na tributação dos fundos de investimentos no Brasil. Também traremos mais detalhes sobre o assunto em uma live que acontece hoje, às 16h, com Dr. Daniel Loria, Diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, e Dra. Ana Cláudia Utumi, sócia-fundadora do escritório Utumi Advogados. Para receber o nosso material ou participar do bate-papo, entre em contato com a sua equipe de atendimento.

Possíveis novos estímulos na China

Em meio aos novos estímulos diante da desaceleração econômica na China, o governo deve anunciar uma redução nas taxas de hipoteca já em andamento no país, pela primeira vez desde a crise de 2008. A medida deve afetar apenas os empréstimos concedidos para aquisição da primeira casa própria, que são cerca de 90% do total.

Além disso, os bancos provavelmente reduzirão as taxas de depósito pela terceira vez no ano, abrindo espaço para queda dos juros de empréstimos. Ambas as medidas parecem positivas para melhorar a atividade econômica. No entanto, há dúvidas quanto aos reais impactos nas vendas do setor imobiliário, que passa por um momento de intensa fraqueza.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Vendas no varejo avançam no Brasil; China registra deflação em julho​

No Radar do Mercado: as vendas do varejo brasileiro avançaram acima do esperado em ju [...]

Ata do Copom: por ora, manutenção do ritmo | Private Insights

No Radar do Mercado: ata da última reunião de política monetária indicou que o comitê [...]

Produção industrial registra ligeiro avanço em junho | Private Insights

No Radar do Mercado: a produção industrial avançou 0,1% em junho, pouco acima da expe [...]