Itaú Blog

Turismo surpreende na China e PBoC mantém juros inalterados

No Radar do Mercado: a receita do turismo chinês durante o feriado de Ano Novo Lunar ficou acima do nível pré-pandemia; já o PBoC manteve os juros inalterados.

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

De acordo com o Ministério da Cultura e do Turismo da China, a receita do turismo durante o feriado do Ano Novo Lunar, encerrado no sábado, ficou acima do ano anterior e do nível pré-pandemia, graças a um boom de viagens domésticas em meio ao período de folga mais longo do que o normal (oito dias em 2024 vs. sete usualmente).

Os dados oferecem um alívio temporário ao governo, em meio a riscos de uma pressão deflacionária persistente por conta de uma demanda fraca por parte dos consumidores. No entanto, a sustentabilidade desse quadro é incerta. Adiante, a recuperação das vendas de imóveis também é um ponto de atenção, diante da fraqueza do setor imobiliário na China.

Enquanto as autoridades tentam apoiar a economia em um momento que pede mais medidas de estímulo, o Banco Central da China (PBoC, na sigla em inglês) manteve o juro da linha de crédito de médio prazo (MLF) de um ano, em 2,5%, conforme esperado pelo mercado. Para a Loan Prime Rate (LPR), contudo, a expectativa do mercado é que a autoridade monetária corte em 5 pontos-base a taxa de um ano, para 3,4% e a de cinco anos em 10 pontos-base (referência para hipotecas), para 4,1% na noite de hoje.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Market Update: Perspectivas e Insights do Itaú Private Bank para 2024

Confira os destaques e insights discutidos em nosso evento mensal, em que especialist [...]

Fed mantém juros pela quarta vez consecutiva

No Radar do Mercado: na reunião de hoje, o banco central americano decidiu manter o n [...]

Nossa revisão de cenário macro para fevereiro

Economia e Mercados: além da nossa revisão de cenário para fevereiro, nesta semana ho [...]