Vendas do varejo ampliado surpreendem com forte alta em janeiro

No Radar do Mercado: vendas no varejo vieram acima das nossas expectativas em janeiro e confirmaram leitura de desaceleração da atividade menos intensa do que o antecipado neste começo de ano

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

As vendas do varejo ampliado cresceram 2,3% em janeiro na comparação mensal com ajuste sazonal, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada hoje pelo IBGE. O dado veio acima da nossa projeção (1,3%) e da mediana das expectativas do mercado (1,5%). No comparativo com janeiro de 2024, as vendas do varejo ampliado cresceram 2,2%.

Já as vendas do varejo restrito, que desconsidera veículos, motos, partes e peças, além de material de construção, oscilaram 0,1% negativamente na comparação com dezembro, também acima da nossa projeção (-0,5%) e abaixo das expectativas do mercado (0,1%). Na comparação com janeiro do ano passado, as vendas do varejo restrito cresceram 3,1%.

A diferença entre o resultado do varejo ampliado e do restrito se dá justamente por conta das fortes altas registradas nos segmentos de “veículos, motos, partes e peças” (4,8%) e “material de construção” (3,0%).

Dentro do escopo do varejo restrito, o segmento de “equipamentos e material para escritório, informática e comunicação”, que vinha sofrendo por conta da alta do dólar, se recuperou com alta de 5,3% em janeiro. No entanto, dois setores de grande peso mostraram variações negativas: “hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”, com queda de 0,4%, e “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria”, com queda de 3,4%.

Nossa visão: o setor de varejo restrito superou nossas expectativas em janeiro. Os bens sensíveis ao crédito mostraram um melhor início de ano, reforçando a leitura de que a atividade deve desacelerar menos do que o inicialmente projetado no primeiro trimestre de 2025 em relação ao final de 2024.

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