Dicas e ferramentas para cuidar melhor do seu dinheiro
Por Itaú
Cuidar bem do nosso dinheiro é uma tarefa muito importante no dia a dia. O primeiro passo é refletir e estudar esses 3 passos:
- Acompanhar seu orçamento (Todo o dinheiro que entra e que sai);
- Avaliar sua situação (Avaliar os seus bens como casa, carro, dívidas, empréstimos);
- Definir objetivos (Coloque uma meta ou valor como patrimônio. Você também pode colocar um sonho como uma casa própria, um carro ou até mesmo uma viagem).
Conheça agora planilhas e conteúdos que podem te ajudar a controlar seus gastos e começar a investir.
Como cuidar do seu dinheiro?
Mais do que conhecimento sobre Educação Financeira, é importante usar as ferramentas corretas para cuidar melhor do seu dinheiro. Por isso, além de dicas, separamos algumas opções que podem te ajudar a fechar o mês no positivo e começar a investir.
1. Gaste menos do que ganha
Essa é uma premissa fundamental para se manter no positivo. Procure equilibrar seus ganhos e gastos e fique atento ao seu planejamento para conseguir cumpri-lo. Separe quais são seus gastos essenciais – como contas de luz, gás e aluguel do que são gastos supérfluos – como barzinho, blusinhas e gastos extras para saber onde é possível economizar e priorizar para gastar menos do que se ganha.
E lembre-se: o cartão de crédito e o cheque especial não são uma renda extra. Use conscientemente para se manter em dia.
Você pode ter um cartão que permita trocar pontos por descontos na próxima fatura
2. Acompanhe o seu orçamento
Lembrar nunca é demais, não é mesmo? É importante entender para onde o seu dinheiro está indo. Faça isso com frequência para se organizar e enxergar todas as entradas e saídas.
Depois de um tempo, você pode escolher uma forma mais simples de monitorar suas finanças, pode ser acompanhando seu extrato bancário ou monitorando pagamentos com cartão e gastos maiores.
Se você estiver no vermelho, seja disciplinado e não deixe de fazer este acompanhamento todo mês.
Segue uma sugestão de planilha para fazer sua gestão financeira:
https://meubolsoemdia.com.br/planilhas
3. Assim que o dinheiro entrar, invista
Não espere sobrar dinheiro para guardar, porque esse momento nem sempre chega. Assim, que o dinheiro entrar, separe imediatamente um valor possível e invista em alguma aplicação financeira.
Poupar faz com que você consiga realizar grandes objetivos e te deixar seguro para enfrentar imprevistos. Mais importante que a quantidade, é investir com frequência, faça disso um novo hábito.
Veja opções de investimento no íon Itaú.
4. Pense em como aumentar sua renda
Se está faltando dinheiro, você tem duas opções: aumentar os ganhos ou diminuir os gastos. Geralmente, pensamos primeiro em reduzir as despesas, mas aumentar a renda também pode fazer muita diferença. Pense em como utilizar seu tempo e suas habilidades para fazer mais dinheiro. Acompanhe nossa série no Youtube sobre Educação Financeira:
5. Se você não tem renda fixa, organize-se em dobro
Quando não há um salário fixo, é importante analisar suas finanças com cuidado para conseguir se planejar. Vale a pena entender seu orçamento mensal e anual e prever em quais meses você ganha mais e menos dinheiro, assim você consegue fazer uma reserva para os meses de menor entrada. Além disso, faça a média da sua renda baseada nos seus últimos quatro meses.
Se você é autônomo ou empreendedor, procure manter suas finanças individuais separadas das finanças do seu negócio. Essa organização, facilita a visibilidade dos gastos da empresa e da sua família de forma separada.
Conheça o Itaú Meu Negócio, uma plataforma repleta de conteúdo de capacitação para empreendedores.