Veja como limpar seu nome no Itaú, Serasa, SPC e SCPC

É possível regularizar suas dívidas e começar 2024 com as contas em dia. Limpar seu nome pode ser mais simples do que você imagina!

Por Itaú

7 minutos de leitura
Foto de uma jovem negra de cabelo curto, na sala de casa, usando notebook e papeis para organizar contas
Foto de uma jovem negra de cabelo curto, na sala de casa, usando notebook e papeis para organizar contas

De acordo com dados da SERASA, em outubro de 2023 o Brasil tinha mais de 71,4 milhões de inadimplentes. O brasileiro está acostumado a fazer dívidas para realizar grandes compras como a da casa própria, por exemplo. Porém, quando as contas não conseguem mais ser pagas em dia, elas podem tirar o sono de quem tanto sonhou. Todo mundo sabe que é importante manter o nome limpo e não contrair gastos maiores que os ganhos. Mas agora que o nome já está “sujo na praça”, o que fazer? Não se preocupe, que tirar o seu CPF da lista de negativados é mais simples do que você pode imaginar. Vem, que o Itaú ensina!

Como limpar seu nome regularizando dívidas no Itaú

No Itaú, você negocia sua dívida com as melhores condições, e logo no pagamento do primeiro boleto do acordo, seu nome já sai da lista dos órgãos regulatórios. É simples, rápido e você faz tudo online.

Se você possui uma dívida em atraso com o Itaú, veja como regularizar sua situação:

  1. Consulte gratuitamente seu CPF no site aqui;
  2. Veja as ofertas de renegociação disponíveis e negocie do seu jeito;
  3. Escolha a melhor opção de pagamento para você: à vista ou parcelando seu acordo;
  4. Pronto! Seu nome estará limpo em até 5 dias úteis*

*Somente serão retirados os apontamentos cadastrais referentes aos contratos renegociados. Caso haja outras dívidas que não foram renegociadas, o nome continuará registrado nos serviços de proteção ao crédito.

Como limpar seu nome regularizando outras dívidas

Sabemos que, além das dívidas com produtos Itaú, infelizmente você pode ter outros débitos para renegociar: água, luz, telefone, internet. Para muitas pessoas é comum precisar escolher qual conta pagar no fim do mês, e os boletos acabam se acumulando.

Se esse é o seu caso, saiba que essas dívidas não podem ser renegociadas diretamente com o Itaú, mas podem ser regularizadas por outros meios. Fique tranquilo: preparamos um passo a passo bem simples para os principais canais de consulta.

Serasa

Criada em uma parceria entre a Federação Brasileira das Associações de Bancos (FEBRABAN) e a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP), a Serasa atualmente pertence à empresa irlandesa Experian.

  1. Consulte seu CPF no site Serasa Limpa Nome. Se ainda não tiver cadastro, você precisará fazer um antes de realizar sua consulta.
  2. Confira as dívidas e as ofertas de negociação.
  3. Gere o boleto e faça o pagamento.
  4. Em até 5 dias úteis, seu nome fica limpo e sai da base de inadimplentes da Serasa.

SPC Brasil

O SPC Brasil é o maior banco de dados financeiros da América Latina. Sua base de dados é alimentada por lojistas que apontam dívidas em aberto e consumidores inadimplentes, para que sejam cobrados. Veja como consultar seu CPF e, se for o caso, limpar seu nome:

  1. Você precisará fazer um cadastro e então pesquisar seu CPF.
  2. Caso identifique alguma dívida pendente, clique em "quero negociar".
  3. Clique na empresa com quem você quer renegociar e escolha a melhor forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito).
  4. Faça o pagamento e o nome fica limpo em até cinco dias úteis.

Boa Vista SCPC

O Serviço Central de Proteção ao Crédito SCPC é administrado pela Boa Vista Serviços.

  1. Preencha seu cadastro e consulte o CPF gratuitamente pelo site do SCPC.
  2. Se houver alguma dívida ativa, você imediatamente verá as ofertas de renegociação com condições especiais.
  3. Faça o pagamento e aguarde seu nome ficar limpo.

Recovery

A Recovery é uma empresa Itaú que atua há mais de 20 anos com gestão de dívidas e é referência em recuperação de crédito no Brasil. A negociação é 100% digital e você pode negociar dívidas de diversas empresas de um jeito seguro, rápido e sem burocracia.

  1. Consulte gratuitamente seu CPF ou CNPJ
  2. Acesse as dívidas geridas pela Recovery
  3. Selecione as dívidas que deseja pagar
  4. Pague os boletos em dia e fique livre de dívidas

O que significa “nome sujo”?

Quando nos responsabilizamos pelo pagamento de um financiamento ou um crédito, estamos nos comprometendo a arcar com aquela dívida futuramente. Enquanto as parcelas estão sendo pagas em dia, está tudo certo, dizemos que é uma dívida planejada, controlada. O problema é quando as parcelas começam a se acumular: porque é aí que as coisas saem do controle e você fica inadimplente, ou seja, com dívidas em atraso. Estar com o “nome sujo” é um termo popularmente usado no Brasil para se referir a uma pessoa que tem uma dívida em atraso há algum tempo e teve seu nome cadastrado em órgãos de proteção ao crédito. A expressão é usada informalmente para se referir a quem está inadimplente, ou seja, quem está negativado nos birôs de crédito.

Mas o que são órgãos de proteção ao crédito ou birôs de crédito? Resumidamente, birôs são empresas que detêm os dados de pagamento dos consumidores e fornecem essas informações para que as instituições financeiras realizem análises de crédito. A existência dos birôs ajuda na concessão de crédito, pois reduz significativamente o risco de inadimplência.

Para que um birô de crédito seja autorizado pelo Banco Central, é necessário que a empresa cumpra com requisitos técnicos e regulatórios, como ter uma estrutura de segurança que garanta a proteção dos dados dos clientes. Além disso, eles devem seguir as normas do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC) para evitar práticas abusivas na cobrança de dívidas aos consumidores. Entre as principais empresas que atuam no Brasil estão a Serasa Experian, Boa Vista e SPC Brasil.

E estar inadimplente, com o nome sujo ou com o CPF negativado – como você preferir chamar –, pode gerar dificuldade em fazer novos empréstimos, conseguir crédito imobiliário, financiar um veículo etc.

Por que limpar o nome é importante?

Ninguém quer estar com o nome sujo, isso é fato. Mas é importante erguer a cabeça e lembrar que diversas situações não planejadas podem ter trazido você até aqui. Agora é hora de aprender com os erros e se organizar para recuperar seu crédito, sua autoestima e seu nome limpo na praça.

O principal motivo para se esforçar em manter seu nome limpo é o fato de que muitas instituições financeiras acabam oferecendo taxas de juros menores e condições de pagamento melhores para quem não tem pendências no CPF. O acesso ao crédito e a outros produtos e serviços do seu banco também é facilitado quando você é visto como um bom pagador. O que faz todo sentido, né? É como se o seu histórico de compras fosse o seu atestado de responsabilidade financeira.

Para além da questão do relacionamento com o seu banco, é importante lembrarmos também que uma vida financeira em ordem é sinônimo de mais harmonia na sua vida pessoal. Ser transparente com a família em relação aos gastos e ganhos mensais pode ser o primeiro passo para conscientizar todo mundo a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Quando todos estão na mesma página é possível planejar novas aquisições sem o perigo de um novo endividamento.

VOCÊ SABIA? Quem tem o CPF negativado pode ter dificuldade em participar de concursos públicos ou de se candidatar a determinadas vagas de emprego. Fique atento e mantenha seu nome limpo!

Em quanto tempo o nome fica limpo?

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o credor tem até 5 dias úteis para tirar seu nome dos registros de devedores após o pagamento da dívida. Em seguida, a própria empresa ou banco irá notificar os birôs de crédito (Serasa, SPC, Boa Vista, Recovery) para que eles positivem seu CPF novamente e retirem seu nome das listas de restrição de crédito.

Agora vale lembrar um detalhe muito importante: se você atrasar alguma parcela da sua negociação, a empresa credora pode solicitar que seu nome volte a ser incluído na base de inadimplentes. Por isso, ao fechar um acordo de negociação, certifique-se de que as parcelas cabem na sua realidade financeira, com condições reais de quitação. Se o seu CPF está negativado, fique tranquilo: você já sabe que tem solução.

Ufa! Isso já é o primeiro passo para começar a agir e sair dessa situação em que ninguém deseja estar. Com as nossas dicas e um pouco de organização financeira, você pode limpar seu nome e se planejar para curtir o fim de ano sem preocupações. Renegocie suas dívidas com o Itaú e comece seu 2024 com as contas e a cabeça mais leves.