5 dicas para um 2024 com o nome limpo

Renegociar suas dívidas pode ser a resposta para organizar sua vida financeira e aproveitar todas as oportunidades que 2024 ainda guarda.

Por Itaú

6 minutos de leitura
Foto de duas mulheres jovens que apertam as mãos. Uma delas sorri, a outra está de costas para a câmera

Começo de ano é época de novos planos e muita vontade de fazer dar certo. É ou não é? Mas não dá para esquecer que também é época de aqueles velhos conhecidos reaparecerem na sua vida: IPTU, IPVA, matrícula das crianças e os tão temidos boletos acumulados do ano anterior. É só piscar que o próximo semestre se aproxima e você ainda não sabe se vai conseguir tirar seus planos do papel. Calma! Ainda dá tempo de virar o jogo. Neste artigo reunimos 5 dicas práticas para deixar as dívidas no passado e iniciar um novo capítulo financeiro na sua vida. Agora chega de conversa e vamos ao que interessa, porque dezembro já está logo ali!

1. Faça um levantamento completo das suas dívidas

O primeiro passo para começar o ano com o nome limpo é entender exatamente sua situação financeira. Liste todas as dívidas que possui, desde as menores até as maiores, incluindo valores, taxas de juros e prazos de pagamento. Esse levantamento detalhado vai ajudar a visualizar a realidade e a tomar decisões com mais segurança e clareza.

2. Estabeleça prioridades e crie um plano de pagamento

Com o panorama das suas dívidas em mãos, identifique as que têm maior urgência, como aquelas com juros mais altos ou próximas do vencimento. Em seguida, estabeleça um plano de pagamento, priorizando quitar essas dívidas específicas. Divida seu orçamento mensal de maneira realista e comprometa-se a seguir esse plano.

3. Renegocie e busque condições favoráveis

Não pense duas vezes antes de entrar em contato com seus credores para renegociar uma dívida. Não há vergonha nenhuma nesse gesto, muito pelo contrário: na maioria das vezes, só assim é possível negociar taxas de juros mais baixas, prazos estendidos e até mesmo descontos para quitação. Manter o diálogo aberto e demonstrar interesse em pagar uma dívida em atraso é sempre o melhor caminho. Lembre-se que tentar uma renegociação é simples e você pode fazer tudo online, sem maiores desgastes, como já explicamos aqui.

Uma outra opção a ser considerada é a consolidação de dívidas: você pega um empréstimo maior para quitar todas as suas outras dívidas e passa a pagar uma única parcela mensal.

A consolidação de dívidas é uma alternativa que demanda cuidado e planejamento, pois é preciso botar na ponta do lápis se os novos juros serão mais vantajosos do que os antigos. Aqui você entende os 3 cenários em que a consolidação pode ser uma boa opção para organizar a vida financeira.

4. Controle os gastos e corte despesas

Reavaliar seus gastos é essencial para equilibrar as finanças; analise suas despesas mensais e identifique onde é possível fazer cortes sem comprometer o essencial. Priorize o que é inegociável para você e repense gastos supérfluos para direcionar mais recursos para quitar dívidas. Sabe aquele café super hype no caminho do trabalho? Que tal trocar por um cafezinho na padaria do seu bairro? Às vezes, pequenas mudanças de hábitos podem resultar em economias significativas.

5. Busque conhecimento financeiro e estabeleça metas realistas

Educação financeira é a chave para uma vida mais equilibrada. Busque aprender mais sobre planejamento financeiro e gestão de dinheiro – aqui no blog você encontra muito conteúdo que pode ajudar.

Estabeleça metas realistas para o período, como a criação de uma reserva de emergência ou a quitação de determinadas dívidas. Seja específico no detalhamento das metas para que elas não pareçam amplas demais ou inatingíveis: é melhor cumprir metas pequenas mensais do que estabelecer uma meta anual muito grandiosa que você não irá cumprir, por exemplo.

Com essas 5 dicas simples e práticas, você já pode colocar a mão na massa e dar os primeiros passos rumo a um 2024 com o nome limpo. Ao retomar o controle das dívidas, você passa a ter mais confiança para investir nos seus sonhos: montar um negócio próprio, reformar a casa da sua mãe ou até mesmo fazer aquela tão esperada viagem em família na virada para 2025. Já pensou?