De volta ao escritório: os caminhos rumo ao retorno do trabalho presencial.

Com o retorno ao presencial, o consórcio pode ser um aliado: seja para garantir um veículo próprio ou um imóvel mais perto do seu trabalho.

Foto de um pai jovem e com seu filho de 5 anos no colo. Os dois sorriem e olham juntos para a tela de um laptop.
Foto do Autor

Consórcio Itaú

• 7 minutos de leitura

Se por um lado o retorno ao presencial ainda levanta críticas, por outro o modelo de trabalho remoto já não é mais uma realidade incontestável. Cada vez mais empresas e empregadores dos mais diversos mercados fazem o movimento de retornar às suas sedes, exigindo a volta ainda que gradual das equipes.

A reinvenção do espaço de trabalho

A pandemia impôs ao mundo uma série de adequações e os modelos de trabalho que vimos surgir em 2020 já não fazem mais tanto sentido para muitas empresas. Fato é que, sendo “fã ou hater” do trabalho presencial, o novo cenário traz questões interessantes: o mercado imobiliário está cada vez mais aquecido, como reflexo da procura dos empresários por novos escritórios e dos trabalhadores por novas residências, mais próximas do local de trabalho.

Da mesma maneira, a mobilidade urbana também tem sido impactada com um aumento significativo no uso de veículos próprios e serviços de transporte público. Quem já estava adaptado ao home office agora precisa se deslocar novamente até o seu local de trabalho, o que reacende a procura por carros e motos particulares, mas também a compra de automóveis para uso em apps de locomoção.

A volta ao presencial não necessariamente implica o retorno ao passado, pelo contrário: pode ser uma nova chance de repensarmos os espaços de trabalho, nossa relação com a mobilidade urbana e como podemos contribuir para modelos mais sustentáveis.

Os reflexos no mercado imobiliário

Quando olhamos para o cenário socioeconômico de um país, o mercado imobiliário é considerado um termômetro sensível de mudanças. No caso do Brasil, especialistas apontam que já veem sinais dessa transformação: escritórios com mais de 50% de ocupação já representam a grande maioria do inventário disponível. Isso significa mais do que uma retomada; é um crescimento expressivo em relação à 2019 (ano anterior à pandemia).

Além dos imóveis comerciais, vale ressaltar também o aumento na oferta e na procura de imóveis em condomínios verticais: cada vez menores e mais centrais, são uma alternativa para quem deseja estar mais perto do local de trabalho. E é nesse momento que o consórcio se oferece como uma opção atrativa. Pode ser usado para garantir um imóvel seja ele comercial ou residencial, é uma opção econômica e flexível com diferentes prazos e parcelas que se adequam a todo tipo de orçamento. Com a carta de crédito contemplada você pode comprar seu imóvel à vista, o que traz maior poder de negociação e a possibilidade de descontos bem maiores na hora do pagamento.

O impacto do trabalho presencial na mobilidade urbana

Com o retorno iminente ao modelo presencial, os primeiros a sentir o impacto são aqueles trabalhadores que vivem mais distantes de seu local de trabalho. Quem mora na periferia e precisa se deslocar até os centros urbanos conta com uma malha de transportes ainda mais sobrecarregada e insuficiente. Como alternativa, muitos ­­­­brasileiros têm investido em um veículo próprio, seja carro ou moto. E a tendência é que o aumento da procura incentive montadoras e revendedoras a buscar ofertas cada vez mais agressivas para impulsionar as vendas.

É exatamente neste cenário que o consórcio de veículos se apresenta como um aliado: oferece a possibilidade de uma compra planejada, segura e sem juros. Já pensou como é muito mais rápido e conveniente chegar e sair do trabalho no seu próprio carro ou moto? Enquanto seu tempo de deslocamento diminui, sua qualidade de vida aumenta exponencialmente. Sobra mais tempo para ficar com a família, os amigos, praticar uma atividade física ou simplesmente descansar.

Uma outra questão a ser observada é o crescimento no uso dos apps de transporte. Mais uma vez, como reflexo do retorno ao trabalho presencial, vemos mais trabalhadores circulando pela cidade e, com isso, surge a demanda por motoristas. Para quem trabalha com um app de transporte, o consórcio de veículos é uma excelente alternativa para investir em um carro mais novo, mais confortável e mais seguro para os passageiros.

O retorno ao ambiente presencial não se resume simplesmente à retomada de antigos comportamentos, mas representa uma oportunidade para reimaginar o local de trabalho e nossa relação com a cidade.

É um ciclo de transformações que impactam o mercado de emprego, mas também o cenário urbano como um todo. Em outras palavras, temos cada vez mais espaços de trabalho sendo ocupados e, consequentemente, mais trabalhadores se deslocando pelas cidades.

Se você está pensando em investir em um imóvel mais perto do seu trabalho ou sonha em comprar uma moto ou carro para se deslocar até o escritório, conte com o Consórcio Itaúpara chegar lá.