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Confira um panorama das vendas online e porque investir nessa estratégia

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Itaú Empresas

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Mulheres embrulhando produtos

As vendas online representam um movimento que vem se expandindo nos últimos anos. Particularmente, desde 2020, notou-se um aumento considerável na movimentação do setor, motivado, principalmente, pelas transformações que experimentamos com a pandemia.

A necessidade de isolamento fez com que muitas empresas e consumidores buscassem alternativas para se adaptar ao novo cenário. Isso favoreceu o aumento de vendas online e a transformação na mentalidade de muitos consumidores que ainda não faziam compras frequente em e-commerces.

Mas agora, com um mercado em franca expansão e consumidores adaptados ao cenário de compras online, os empresários e empreendedores precisam oferecer essa alternativa para o seu público.

Neste artigo, você vai entender a importância das vendas online, os benefícios e verá dicas de como investir em uma estratégia digital. Confira!

Qual a importância das vendas online?

O Brasil se destaca no cenário mundial quando o assunto são vendas online. De acordo com levantamento apontado pelo site e-commerce Brasil, o país é líder global no ranking de crescimento das vendas online.

Em 2022, esse crescimento já representou 22,2% em relação ao ano anterior. A expectativa é que o percentual de crescimento entre 2022 e 2025 seja de 20,73% ao ano. Esses números ajudam a ilustrar um movimento de mercado e uma tendência de comportamento dos consumidores.

Logo, se você é empreendedor e está abrindo um negócio ou, ainda, se já tem o seu negócio e busca meios de aumentar as vendas, precisa conhecer e aplicar estratégias de vendas online.

As empresas só ganham ao acompanhar o mercado e se adaptar às demandas dos consumidores. Com um cenário claramente voltado para o crescimento dos e-commerces, a adaptação se torna uma necessidade competitiva fundamental para o sucesso do negócio.

Quais os benefícios?

As vendas online, se comparadas com o mercado offline, trazem alguns benefícios interessantes para os empreendimentos. A seguir, explicamos os principais:

  • Demanda baixo investimento inicial: para quem está começando a empreender, as vendas online são um ótimo ponto de partida, já que o investimento inicial é mais baixo;
  • Maior alcance: com uma loja física, o seu alcance fica restrito a uma determinada região. Por outro lado, o mercado online amplia os horizontes territoriais, abrange consumidores do país inteiro e, dependendo do seu modelo de negócio, até de fora do Brasil;
  • Recursos humanos: em uma loja virtual, os gastos com recursos humanos são menores se comparados com uma loja presencial, que demanda vendedores capacitados e disponíveis para atendimento e contato direto com o cliente;
  • Sem limite de horário: a loja virtual fica aberta todos os dias, por 24 horas e amplia as possibilidades para o consumidor, favorecendo o aumento de vendas.

Essas são apenas algumas das vantagens de manter um negócio online. Some-se a elas o fato de que os consumidores estão cada vez mais inclinados em optar pelo online.

Como investir em uma estratégia digital?

Independente de você estar começando ou já ter o seu negócio em operação, a venda online é uma realidade que não pode ser negligenciada. Por isso, separamos três passos para você começar a planejar a inserção do seu negócio neste mercado.

Primeiro passo: defina o público-alvo e as personas
Entenda quem são os potenciais consumidores da sua marca e a persona — que representa o cliente ideal da empresa. Para tanto, identifique o perfil, idade, sexo, dados demográficos, hábitos, expectativas, entre outros.

Essas informações permitirão o desenvolvimento das suas estratégias de vendas online com foco específico nos consumidores em potencial da marca, aumentando a eficácia das suas ações de marketing.

Segundo passo: crie o plano de ação digital na sua empresa
Com os dados da sua persona em mãos, o próximo passo é a elaboração de um planejamento.

No documento, você precisa inserir todas as ações e medidas que serão adotadas para o desenvolvimento das vendas online: plano operacional, tático e estratégico. No plano de ação, considere iniciativas como:

  • atuação em redes sociais: como será feita, quais serão as redes utilizadas, quem ficará responsável pela gestão das redes, como será a comunicação com os clientes, entre outros;
  • estratégias de marketing de conteúdo: padronização da comunicação com os consumidores, tipos de conteúdos que serão desenvolvidos — vídeos, posts em redes sociais, posts no blog, infográficos etc.;
  • SEO: estratégias que serão implementadas para alcançar o público desejado de maneira orgânica nos buscadores do Google, ou seja, sem investimentos em patrocínios digitais.

O suporte de profissionais ou de uma empresa especializada em marketing digital pode auxiliar na definição das estratégias e na implementação prática das ações.

Terceiro passo: estipule um orçamento
Por fim, você precisa definir qual será o orçamento destinado à implementação das vendas online. As estratégias de marketing digital, a gestão da loja online e da logística operacional têm um custo que precisa ser conhecido e definido previamente.

Ainda, avalie todo o custo operacional com os profissionais e ferramentas envolvidas e defina um orçamento realista e que torne viável a sua atividade.

Como começar as vendas online?

Como vimos, as vendas online deixaram de ser um diferencial e agora são uma necessidade. Hoje, com o mercado cada vez mais voltado para o online, com consumidores familiarizados com as ferramentas e os benefícios da compra em e-commerces, a adaptação se tornou necessária.

Para começar as vendas online, você precisa avaliar a situação do seu negócio, entender quem é o seu cliente e como a empresa pode se posicionar estrategicamente no mercado digital.

Comece aprofundando o seu conhecimento sobre gestão e mercado digital. Somado a isso, faça uma pesquisa de mercado, avalie as possibilidades para a sua empresa e estabeleça quais estratégias fazem sentido a partir do orçamento disponível e do cenário em que o seu negócio está inserido.

Além disso, os gestores precisam estar por dentro de tudo o que acontece no mercado, principalmente em relação à concorrência e ao comportamento dos consumidores.

Com isso, terão o conhecimento necessário para implementar mudanças e garantir inovações que acompanhem as tendências de consumo e estejam alinhadas com as demandas do seu setor.

Gostou de conhecer mais sobre vendas online? Aproveite para começar a implementar novas estratégias no seu negócio. Cadastre-se na área logada do Itaú e tenha acesso às trilhas de aprendizagem!