Itaú Blog

Quer empreender do zero? A gente ajuda!

Foto do Autor

Itaú Empresas

• 9 minutos de leitura

mulheres em um salão de beleza cortando o cabelo desktop

Abrir um negócio só seu, tomar as decisões e ser seu próprio chefe é o sonho de muitas pessoas. Justamente por isso, muitos decidem empreender, seja para aumentar a renda familiar, seja para alcançar a tão desejada independência financeira e profissional.

Porém, diversas pessoas desistem da ideia, pois não sabem por onde começar. Ainda, imaginam que o caminho é árduo ou que há muita burocracia para abrir uma empresa. Mas saiba que é possível investir nesse sonho e conquistar um espaço de destaque no mercado.

Quer saber como? Neste post, reunimos dicas valiosas sobre como empreender do zero que vão ajudar você a começar nessa jornada com o pé direito e a ter sucesso em sua caminhada. Acompanhe!

O que é empreendedorismo?

Antes de mais nada, precisamos compreender bem o significado de empreendedorismo. Trata-se da capacidade de propor soluções para problemas, investindo recursos para criar algo positivo para a sociedade.

Quer um exemplo? Joana percebeu que em seu bairro não há um salão de beleza completo, ou seja, que ofereça desde tratamentos capilares, maquiagem e até serviços de manicure e pedicure. E isso faz com que as pessoas tenham que se deslocar até outros bairros ou que precisem ir a um salão para cuidar do cabelo, a outro para fazer as unhas.

Então, Joana decide abrir um salão para oferecer todos esses serviços em um único lugar. É uma ótima ideia. Afinal, há demanda para isso. Isso é empreendedorismo. Ao contrário do que muitos imaginam, não se trata apenas de criar um negócio totalmente novo. Em resumo, é identificar uma necessidade e abrir uma empresa que ofereça a solução.

Como está o panorama do empreendedorismo no Brasil?

O Brasil está no topo do ranking mundial de empreendedorismo. Ao mesmo tempo, apenas cerca de 71% dos microempreendedores individuais e 78% das microempresas continuam de portas abertas após 5 anos.

Uma das principais causas para isso é a falta de planejamento e de conhecimento básico sobre como administrar seu próprio negócio. Para te auxiliar a manter o crescimento do seu negócio, você vai saber como empreender do zero.

Como abrir um negócio com pouco dinheiro?

Ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso investir muito para começar a empreender. Basta uma boa ideia, um pouco de vontade e bastante planejamento e dedicação. Aliás, uma boa parte dos microempreendedores individuais trabalham em casa. Ou seja, não é preciso alugar nem adquirir um outro imóvel para começar o seu próprio negócio. Está sem ideia sobre com o que trabalhar? É exatamente disso que trataremos no próximo tópico.

Quais as melhores ideias de negócio?

Como mencionamos, há uma grande variedade de trabalhos que você pode começar a fazer investindo bem pouco. Confira algumas opções:

● refeições e doces por encomenda, como marmitas, cestas de café da manhã, bolos e docinhos para eventos;

● artesanato, como objetos de decoração, peças de bijuteria, produtos personalizados;

● aulas e cursos online, principalmente se você domina alguma área ou outro idioma;

● revenda de produtos por catálogo, como cosméticos, lingeries, utensílios para a casa;

● pequenos consertos e reparos domésticos;

● marketing digital, como social media, redator ou revisor;

● costura e reparos em roupas;

● manicure e pedicure;

● e-commerce de nicho, ou seja, vender algo de que entende pela internet, como acessórios femininos, perfumaria, roupas, artigos de esportes, entre outros.

Como empreender do zero?

Você já tem uma boa ideia, mas ainda não sabe por onde começar? Neste tópico, nós listamos um passo a passo para você trilhar esse caminho com segurança. Acompanhe!

1. Defina sua ideia

Não basta ter uma ideia, é preciso defini-la bem. Por exemplo, se você quer abrir um negócio do ramo de alimentação, estipule qual nicho vai atender, tais como:

● marmitas com culinária caseira;

● delivery de sushi;

● bolos de pote;

● docinhos gourmets;

● lanches fit;

● comidas veganas;

● bolos para eventos.

A melhor forma de decidir sobre qual vai ser o nicho é analisando o mercado. Desse modo, você consegue observar bem quais são as oportunidades e, assim, direcionar melhor o seu negócio e criar diferenciais para se destacar.

Por exemplo, se você pretende fazer marmitas para almoço, mas percebeu que, na sua região já tem muitos empreendedores nesse ramo, uma ideia é fazer algo diferente, como comida típica ou alimentos específicos para quem não consome glúten ou lactose.

2. Estude seu público-alvo

O segundo passo é estudar a fundo o público que pretende atingir. Faça pesquisas para saber quais são suas necessidades, desejos, o que esperam consumir, o que atrai, formas de pagamento que mais adotam, quais canais digitais frequentam, entre outros fatores. Isso é essencial para saber como chamar a atenção deles para o seu negócio.

3. Faça um bom planejamento financeiro

Não pule essa etapa e coloque tudo no papel, desde custo de matéria-prima, logística, equipe e tudo o que for necessário para sua empresa rodar. Além de analisar se há procura pelo produto ou serviço que você vai oferecer, liste tudo o que necessitará para começar.

Por exemplo, se será preciso adquirir algum maquinário ou produtos prontos. Calcule as quantidades e os valores totais. Caso não tenha o valor necessário, pesquise meios de conseguir crédito para investir.

4. Formalize sua empresa para ter mais oportunidades

Um dos grandes erros dos empreendedores é trabalhar de maneira informal. No entanto, formalizar um negócio traz grandes oportunidades, principalmente no que se refere a conseguir crédito para investir.

A boa notícia é que, dependendo do tipo de empresa que vai abrir, o processo de formalização é muito simples, rápido e sem custos. Se o seu faturamento anual não ultrapassar R$ 81 mil, você pode se registrar como microempreendedor individual (MEI) e fazer todo o processo pelo Portal do Empreendedor.

5. Invista em capacitação

Há diversos materiais gratuitos na internet que vão ajudar você a desenvolver todas as habilidades das quais um empreendedor precisa para ter sucesso. Você consegue encontrar, facilmente, conteúdos completos sobre temas como gestão, marketing, produção, finanças, logística, enfim, tudo o que você necessita para impulsionar seus resultados.

Agora que você já sabe como empreender do zero, dê o primeiro passo! Siga as nossas dicas, planeje-se bem e acompanhe as tendências e os resultados do seu negócio. Assim, você vai alçar voos cada vez mais altos!

Quer se aprofundar no assunto? Então, cadastre-se em nossa área logada e confira um modelo de planejamento estratégico.