Produção industrial brasileira recua em maio

No Radar do Mercado: indústria parece estar perdendo fôlego no segundo trimestre e tendência é que continue assim nos próximos meses

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de maio divulgada hoje, 2, pelo IBGE, a produção industrial brasileira recuou 0,5% em relação a abril, na série com ajuste sazonal. O resultado veio em linha com a mediana do mercado. Em relação a maio de 2024, houve crescimento de 3,3%.

Apenas uma das quatro grandes categorias econômicas pesquisadas avançou no mês: “bens intermediários”, com alta de 0,1%. Os destaques negativos ficaram com “bens de consumo duráveis” (-2,9% m/m) e “bens de capital” (-2,1% m/m). Entre os setores, 48% avançaram no mês versus 52% em abril.

Além disso, 13 das 25 atividades industriais pesquisadas registraram taxas negativas na passagem de abril para maio. “Veículos automotores” (-3,9%) e “derivados de petróleo” (-1,8%) puxaram as baixas, enquanto a indústria extrativa teve o maior impacto positivo no resultado, com avanço de 0,8% – sua quarta alta consecutiva.

Nossa visão: o recuou de maio reflete um arrefecimento da indústria de transformação, parcialmente compensada por um resultado mais forte na indústria extrativa. O dado reforça nossa estimativa de que a indústria parece estar perdendo fôlego no segundo trimestre, numa tendência que deve persistir nos próximos meses.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

Inflação da Zona do Euro segue na meta do BCE; indústria nos EUA mostra leve recuperação

No Radar do Mercado: inflação ao consumidor europeu vem em linha com a meta, mas núcl [...]

Focus traz revisões no IPCA, PIB e câmbio; PMIs da China indicam resiliência

No Radar do Mercado: Banco Central divulgou nova edição do Relatório Focus com revisõ [...]

Desemprego no Brasil surpreende para baixo e inflação nos EUA surpreende para cima

No Radar do Mercado: IBGE divulgou que a taxa de desemprego brasileira no trimestre d [...]