A grande virada
TenisVesting: Alcaraz mostra a importância de atravessar períodos difíceis, aproveitar as oportunidades e manter-se no jogo até o final
Por Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

Em novembro de 2023, a edição do TenisVesting intitulada “Never Bet Against” traçou um paralelo entre o IMA-B 5 e Novak Djokovic em termos de resiliência de performance (medida pelo índice de Sharpe) de 2008 a 2023. Nesse período, os dois, cada um em seu campo de jogo, arrasaram, destacando-se entre os três melhores em mais de 10 dos 15 anos. Ao final do artigo, como de costume, coube o disclaimer padrão de investimentos, adaptado ao estilo TenisVesting:
O período de lá para cá tem sido difícil, tanto para a performance do grande campeão Djokovic - que pode ter jogado sua última partida em Roland Garros - quanto para o IMA-B 5 - que sofreu o impacto da tendência de alta das taxas de juros. Mas o que vem pela frente é bem animador.
O espetáculo que assistimos no último domingo, 8, na final do grand slam francês com 5h29, emocionou os amantes de tênis. A grande virada de Carlos Alcaraz sobre o atual líder do ranking mundial, Jannik Sinner, certamente entra para uma lista histórica, como a semifinal do US Open de 2011 e a final de Wimbledon de 2008, e serve como garantia de que a nova geração elevou até mesmo o nível de jogo estabelecido pelos grandes Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.
A declaração de Billie Jean King após a partida resume:
🎾📈 E o que Alcaraz tem a ensinar ao investidor que busca retorno real, investiu consistentemente nas NTN-Bs – os títulos que compõem o IMA-B 5 – e sofreu com as marcações a mercado nos últimos 2 anos?
O quanto é importante manter-se no jogo até o final! Passar pelos períodos difíceis, encontrar as soluções, entender o tamanho adequado de suas posições, rebalancear, manter-se investido, ficar no ponto, procurar seu melhor jogo e aproveitar as oportunidades. Não desistir.

As taxas de juros reais nas NTN-Bs de diversos vencimentos atualmente estão no patamar de 7% a.a. Na última edição do The Weekly Globe, o estrategista de renda fixa do Itaú Private Bank, Humberto Vignatti, estudou quantas vezes esse patamar foi atingido nos últimos anos e reforçou a recomendação dos títulos de inflação entre as preferências de investimento, considerando a reposição inflacionária e as taxas reais bastante atrativas que esse ativo oferece neste momento.

A conclusão da análise é que, a não ser que estejamos retornando permanentemente para um padrão estrutural de taxas de juros similar ao vigente até 2007 – o que não é esperado –, o momento atual das NTN-Bs longas parece ser uma ótima oportunidade para investir nesses títulos, com um horizonte de médio prazo.
🎾📈 Ainda é cedo para comemorar, mas começa a se desenhar um cenário em que o IMA-B 5 pode estar voltando à liderança dos rankings de performance. Enquanto isso, no tênis, Sinner e Alcaraz também começam a se definir como os dois protagonistas do ranking pelos próximos anos, mas a barra de tempo de permanência na liderança que Federer, Nadal e Djoko deixaram é bem alta. De qualquer forma, o nível de habilidade, dedicação e respeito pelo esporte de ambos é alto o suficiente para deixar todos animados para assistir essa nova geração.
Play!
Leia também
Confira outros artigos de TenisVesting
Dominância em jogo
TenisVesting: o que Donald Trump e Jannik Sinner têm em comum? Ambos retornam depois [...]
Quem vai ganhar?
TenisVesting: sabe o que o atual momento do tênis profissional e o rendimento dos ati [...]
IPS nas quadras
TenisVesting: nos investimentos e no esporte, é preciso ter um plano com regras bem d [...]