Itaú Blog

Atividade segue frágil na Zona do Euro

No Radar do Mercado: PIB da Zona do Euro contrai no terceiro trimestre; produção industrial da Alemanha recua

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Leitura final confirma contração do PIB da Zona do Euro

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro apresentou uma contração de 0,1% no terceiro trimestre, segundo a leitura final divulgada pelo Eurostat nesta quinta-feira. A queda veio em linha com a expectativa, e sem revisões, além de interromper a leve recuperação observada no trimestre anterior, quando foi registrado crescimento de 0,2%. 

A leitura final também oferece a composição do produto no período. O destaque ficou por conta da aceleração do consumo das famílias, enquanto a principal contribuição negativa veio do componente de estoques. Dentre as principais economias do grupo, Alemanha e França apresentaram contração de 0,1% no trimestre, enquanto Espanha e Itália avançaram 0,3% e 0,1%, respectivamente. 

Nossa visão: a divulgação reforça o cenário de fragilidade da atividade econômica da região. A composição do produto, no entanto, surpreendeu positivamente, dada a aceleração do consumo em um cenário de inflação ainda alta e elevados custos de financiamento. Vale lembrar que apesar da melhora recente dos indicadores antecedentes da região, estes ainda são compatíveis com uma nova contração da atividade no quarto trimestre. 

Produção industrial alemã cai em outubro

A produção industrial da Alemanha registrou uma queda de 0,4% em outubro, em relação a setembro, conforme revelou o Destatis, o instituto oficial de estatísticas do país. A leitura veio bem abaixo das expectativas, que apontavam para uma alta no indicador. Por outro lado, a contração foi mais amena do que a registrada em setembro, 1,3% após revisão. Na comparação interanual, o recuo foi de 3,5%, ressaltando a fraqueza da indústria alemã. 

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

IGP-DI sobe menos do que o esperado | Private Insights

No Radar do Mercado: o IGP-DI avançou 0,50% em novembro, abaixo da expectativa do mer [...]

PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023 | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, acima do esperad [...]

Desinflação em curso pelo mundo

Economia e Mercados: tanto o núcleo do PCE dos EUA quanto o CPI da zona do euro apont [...]