Itaú Blog

Dados de atividade surpreendem na China

No Radar do Mercado: enquanto a produção industrial surpreendeu as expectativas, o setor imobiliário segue dando sinais de fraqueza

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

Segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), a produção industrial chinesa acelerou para 7,0% no bimestre janeiro e fevereiro na comparação anual, acima das expectativas do mercado (5,3%). O resultado positivo veio apoiado pelo setor de manufatura e pelas fortes exportações, acentuado pela baixa base de comparação.

Os investimentos em ativos fixos registraram alta, de 4,2%, acima do projetado e do resultado anterior, também puxado pela manufatura, com a infraestrutura também crescendo em um ritmo elevado.

Já as vendas no varejo desaceleraram para 5,5%, mas praticamente em linha com o consenso do mercado. Ao olhar a composição do varejo, houve uma ampla melhora (alimentação, automóveis e eletrodomésticos), mas o efeito base mais elevado da reabertura do ano passado atenuou ligeiramente a leitura anual.

O setor imobiliário continuou a registrar um fraco desempenho, com queda acentuada nas vendas e construção. Por fim, a taxa de desemprego teve ligeira alta, para 5,3%.

Nossa visão: mantemos nossa projeção para o PIB em 4,7% para 2024, mas as preocupações com o setor imobiliário continuam. Nosso indicador de alta frequência indica vendas imobiliárias em um nível fraco também em março, o que é um viés de baixa para a nossa estimativa.  

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

China divulga metas econômicas para 2024

Economia e Mercados: na China, as metas econômicas anunciadas para 2024 vieram em lin [...]

Payroll: criação de vagas acelera nos EUA

No Radar do Mercado: criação de vagas nos EUA veio acima das expectativas do mercado [...]

BCE divulga decisão de política monetária

No Radar do Mercado: Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu divulgou sua decisão de [...]