IBGE estima safra nacional recorde para 2023
No Radar do Mercado: levantamento do IBGE projeta uma estimativa recorde de grãos no Brasil; na China, autoridades consideram aumentar o déficit fiscal
Por Itaú Private Bank
IBGE estima safra nacional recorde para 2023
O IBGE divulgou hoje o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de setembro, que estima uma safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas recorde para 2023, totalizando 318,1 milhões de toneladas. O volume é 20,9% maior do que o obtido em 2022. Na comparação com agosto, a estimativa teve alta de 1,5%. Segundo a pesquisa, o clima favorável e as colheitas da primeira e segunda safra explicam os destaques de setembro, que foram o crescimento das produções do milho, soja e algodão.
O bom desempenho da safra nacional ajuda a explicar parte do sólido crescimento econômico neste ano, especialmente no primeiro trimestre. Por ora, seguimos com projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,9% em 2023.
China: possível aumento no déficit fiscal
Segundo o noticiário, as autoridades chinesas consideram a possibilidade de aumentar o déficit fiscal para 2023 em pelo menos 1 trilhão de yuans (aproximadamente 0,8% do PIB) para gastos com infraestrutura, em uma nova rodada de estímulos para impulsionar a economia com o objetivo de alcançar a meta de crescimento oficial. Caso seja confirmada, acreditamos que a medida estará em linha com as outras já anunciadas pelo governo, corroborando o esforço para estabilização da atividade.
💬 O que achou deste conteúdo?
Revisamos nossos cenários macro para outubro
No Radar do Mercado: divulgamos hoje a nossa revisão de cenário macro; o Relatório Fo [...]
Payroll: contrariando expectativas, criação de vagas acelera nos EUA
O relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA surpreendeu o [...]
Câmara adia votação de tributação de fundos offshore e exclusivos
No Radar do Mercado: votação de projeto de lei sobre tributação de fundos offshore e [...]