Produção industrial recua 0,2% em julho

No Radar do Mercado: indústria desacelera em julho e registra quarto mês consecutivo sem crescimento, confirmando tendência de desaceleração da atividade

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura
Grafico com os últimos resultados da PIM
Fonte: IBGE e Itaú Private Bank

Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada nesta quarta-feira, 3, pelo IBGE, a produção industrial brasileira teve queda de 0,2% em julho frente a junho, na série com ajuste sazonal. O recuo foi levemente menor do que o esperado pelo mercado (-0,3%). Em relação a julho de 2024, houve avanço de 0,2%.

Entre as quatro grandes categorias econômicas, os destaques positivos ficaram com “Bens intermediários” (+0,5%) e “Bens de consumo semiduráveis e não duráveis” (+0,1%). Já entre os recuos estão “Bens de consumo duráveis” (-0,5%) e “Bens de capital” (-0,2%).

No total, 13 das 25 atividades industriais pesquisadas registraram queda, com destaque para “metalurgia”, com queda de 2,3%, e “outros equipamentos de transporte” (-5,3%). Já entre as altas, os principais impactos vieram de “produtos farmoquímicos e farmacêuticos” (7,9%) e “produtos alimentícios” (1,1%).

Nossa visão: o resultado de julho mostrou que a indústria continuou perdendo fôlego no terceiro trimestre, refletindo os efeitos da política monetária mais restritiva, tendência que deve se manter nos próximos meses.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

PIB do Brasil cresce ligeiramente acima do esperado no segundo trimestre

No Radar do Mercado: economia brasileira desacelera um pouco menos do que o esperado [...]

França derruba primeiro-ministro e aprofunda impasse político e orçamentário

No Radar do Mercado: presidente Emmanuel Macron deve nomear sucessor “nos próximos di [...]

Inflação nos EUA avança conforme o esperado em julho

No Radar do Mercado: núcleo do PCE, indicador mais olhado pelo Federal Reserve, acele [...]