Itaú Blog

Inflação medida pelo núcleo do PCE sobe 0,1% em novembro

No Radar do Mercado: núcleo do PCE de novembro manteve o ritmo do mês anterior, mas abaixo do esperado; índice cheio recuou na comparação mensal

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O núcleo do Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) dos EUA, que exclui os componentes de energia e alimentos, avançou 0,1% em novembro, na comparação mensal, mantendo o ritmo do mês anterior (que foi revisado para baixo hoje, agora em 0,1%). A leitura veio levemente abaixo da expectativa do mercado (0,2%).

Na base anual, a alta foi de 3,2%, abaixo do esperado (3,3%) e desacelerando em relação ao mês anterior (3,4%, também revisada para baixo hoje). Vale lembrar que o indicador é uma das referências usadas pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) em suas decisões de política monetária.

O indicador “cheio” do PCE recuou 0,1% na comparação mensal, enquanto o mercado esperava a manutenção da estabilidade registrada em outubro (0,0%). Na base anual, houve uma desaceleração para 2,6%, também mais intensa do que as expectativas (2,8%).

Tanto o gasto nominal dos consumidores quanto o real (ajustado pela inflação) registraram uma leve aceleração no mês em relação à leitura de outubro, que foi revisada para baixo hoje.

Nossa visão: a leitura aponta um quadro de atividade resiliente na economia americana, em meio a uma inflação mais fraca do que o esperado. Acreditamos que isso reforça a projeção do mercado de uma antecipação do começo do ciclo de cortes dos juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano).

⚠️ Aviso: faremos uma breve pausa na publicação do boletim diário No Radar do Mercado a partir de 25 de dezembro e voltamos na primeira semana de janeiro. Agradecemos a companhia em 2023 e desejamos a você boas festas!

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Atividade segue frágil na Zona do Euro | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB da Zona do Euro contrai no terceiro trimestre; produção indu [...]

IGP-DI sobe menos do que o esperado | Private Insights

No Radar do Mercado: o IGP-DI avançou 0,50% em novembro, abaixo da expectativa do mer [...]

PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023 | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, acima do esperad [...]