Itaú Blog

Jogador Ideal x Carteira Ideal

TenisVesting: um portfólio robusto deve conter várias fontes de retorno balanceadas, assim como a combinação entre os golpes e habilidades forma grandes jogadores

Foto do Autor

Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

• 4 minutos de leitura

🎾 O Australian Open 2024 foi cheio de surpresas com jogadores e jogadoras tidos como favoritos eliminados e novos nomes vindos do qualifying avançando bastante nas chaves.

🎾 Vou te propor um desafio considerando os quatro jogadores que mais se destacaram no torneio.

🎾 Se você pudesse escolher um golpe de cada um(a) dos(as) semifinalistas para montar o(a) jogador(a) ideal, quais seriam?

🎾 Lembrando que os golpes essenciais para um jogador são direita, esquerda, voleio e saque, sendo que cada golpe tem diversas variações de efeitos.

No masculino, meu jogador ideal seria assim:

- Direita do Janik Sinner, esquerda do Novak Djokovic e saque do Zverev. Não vejo nenhum grande destaque entre os quatro no voleio, então vou escolher a versatilidade e inteligência do Daniil Medvedev para compor esse super jogador.

- No feminino, minha jogadora ideal seria assim: direita da Aryna Sabalenka, esquerda da Coco Gauff. Não vejo nenhum grande destaque nem no saque nem no jogo de rede entre as quatro, então vou escolher a coragem da Dayana Yastremska e a defesa da Zheng Qiang para compor essa super jogadora.

E você, como montaria seu super jogador (a)? 🎾

-----

📈 Assim como a combinação entre os golpes e habilidades forma grandes jogadores, nos investimentos, um portfólio robusto deve conter várias fontes de retorno balanceadas.

📈 Se considerarmos a carteira recomendada de investimentos do Itaú Private Bank em dezembro de 2023, a recomendação de exposição entre essas classes de ativos seria assim.

📈 O desafio que proponho agora é montar a carteira ideal usando apenas um tipo de produto que seja eficiente, acessível e competitivo, além de capaz de criar exposição a todas as classes de ativo de forma simples.

📈 Minha escolha seria por uma carteira composta apenas por Exchange Traded Funds (ETFs), fundos que replicam índices de preço e podem ser negociados em bolsa.

Para escolher os ETFs, lembrei na hora de procurar o Renato Eid, que é superintendente de estratégias beta e investimentos responsáveis na Itaú Asset, que tem mais de 20 ETFs listados no Brasil sendo a pioneira neste mercado desde o primeiro ETF lançado em 2004.

🎾📈 Quando falamos, ele estava tão entusiasmado quanto eu pela vitória histórica do Janik Sinner, que virou espetacularmente o jogo contra o Danill Medvedev depois de ter ganho do Djokovic na semi-final.

📈 Concluímos que os ETFs listados com gestão da Itaú Asset podem ajudar os investidores a se posicionarem de forma muito eficiente nas classes Prefixadas com o IRFM11, inflação com os B5P211 e IB5M11, e em Renda Variável com DIVO11, SMAC11 e BOVV11. Com os ETFs, seria possível ainda diversificar internacionalmente o portfólio com o SPXI11. Pelo BITI11, incluímos a possibilidade de exposição a um mercado de acesso complexo, que são os criptoativos.

Apenas as exposições nas classes de Pós-Fixada e Multimercado ainda não poderiam ser construídas através de ETFs. No entanto, mesmo sem essas exposições a carteira seria supereficiente e resiliente para performar em diversos cenários.

Simulamos como uma carteira com a exposição na tabela abaixo teria performado de Jan 2018 a Dez-23.

O resultado surpreendeu!

As características dos ETFs escolhidos e a ponderação entre eles foi suficiente para atingir o objetivo final de construção de uma performance excelente. Quando consideramos o baixo custo de aquisição (0,30% em média) e liquidez das posições ficamos ainda mais animados com a carteira.

📈🎾 Depois dessa reflexão sobre os mercados fiquei pensando sobre o que seria suficientemente bom para construir o jogador ideal.

🎾Minha conclusão foi que mais importante do que buscar construir o jogador ideal é identificar o jogador real que explora ao máximo seus pontos fortes, evolui continuamente em seus pontos fracos e tem a força mental necessária para grandes desafios.

Na mesma hora lembrei do Jannik Sinner. 🥕 😉

🎾📈 Play!

Dicas:

🎾 Entrevista Jannik Sinner após a final do Australian Open 2024

📈 ETFs Itaú Asset

💬 O que achou deste conteúdo?

Deixe seu comentário aqui e ajude a construir um TenisVesting cada vez melhor!

Leia também

Leia também

He’s Back! Vamos | Itaú Private Bank

TenisVesting: enquanto o retorno de Rafael Nadal tem animado os tenistas, a expectati [...]

Never Bet Against

TenisVesting: conheça os campeões em resiliência de performance nas quadras e no merc [...]

Rivais | Private Insights

TenisVesting: tenistas enfrentam seus rivais nas quadras em busca da vitória; no merc [...]