Itaú Blog

Oriente Médio: sobe o risco de escalada na região

No Radar do Mercado: após a morte de soldados americanos em um posto militar na fronteira entre a Síria e a Jordânia, nossos consultores têm aumentado o risco de uma escalada na região

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

A crise no Oriente Médio ganhou um novo capítulo neste domingo, 28, após três soldados dos EUA serem mortos e pelo menos 34 outros ficarem feridos em um ataque de drone a um posto militar americano na fronteira entre a Síria e a Jordânia. Até o momento, não está claro por que as defesas aéreas americanas não conseguiram interceptar o drone e impedir o ataque.

O evento marca a primeira vez que soldados americanos foram mortos em ataques diretos desde o início do conflito no Oriente Médio. Com isso, nossos consultores geopolíticos têm aumentado a probabilidade de uma escalada no conflito da região.

A expectativa é que os EUA respondam rapidamente nos próximos dias para reafirmar sua influência na região, com ataques aéreos contra milícias xiitas no Iraque e na Síria. Os EUA também podem formalizar operações de forma semelhante à abordagem no Iêmen. Por enquanto, os ataques não devem ter como alvo o solo iraniano, mas é possível que o exército dos Guardiões da Revolução Islâmica, que apoia as milícias, seja alvo em outros lugares.

Os consultores também têm aumentado o risco relacionado ao petróleo do Irã, que está diretamente relacionado à pressão sobre a administração Biden para apertar as sanções às exportações de petróleo iranianas para a China, algo que até então tem sido evitado por poder afetar o relacionamento americano com Pequim, além de poder pressionar os preços globais de petróleo.

Relatório Focus

Devido à mobilização dos servidores do Banco Central, a divulgação semanal do Relatório Focus, que costuma acontecer toda segunda-feira, foi adiada para amanhã, dia 30.

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Leia também

Leia também

Destaques do Fórum Econômico Mundial | Private Insights

No Radar do Mercado: veja alguns destaques do que foi discutido entre as autoridades [...]

Transição econômica da China: de tijolos a microchips | Private Insights

Neste artigo, analisamos os recentes movimentos do governo, quais as dificuldades a s [...]

Crise no Mar Vermelho: inflação à vista?

No Radar do Mercado: ataques na região do mar vermelho têm aumentado o risco de uma e [...]