Payroll: criação de vagas volta a acelerar nos EUA

No Radar do Mercado: o relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA mostrou uma aceleração do ritmo de criação de vagas no país acima do esperado

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

O Payroll, relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA, indicou a criação de 199 mil vagas em novembro no país. O resultado veio acima das projeções do mercado (180 mil) e mostrou uma aceleração no ritmo identificado no mês anterior (150 mil).

A taxa de desemprego caiu para 3,7%, enquanto a expectativa do mercado era pela manutenção em 3,9%. Já a taxa de participação teve um ligeiro avanço, para 62,8%, acima do esperado (62,7%, mesmo número de outubro).

Os ganhos salariais por hora trabalhada subiram 0,4%, para 34,10 dólares, acima do esperado (0,3%). Nos últimos 12 meses, houve alta de 4,0%, mantendo o ritmo anterior e em linha com as expectativas.

Nossa visão: a leitura veio mais forte do que o esperado pelo mercado e com uma queda na taxa de desemprego. O resultado reforça o cenário de um mercado de trabalho ainda resiliente nos Estados Unidos, dando suporte à tese de que o Federal Reserve (banco central americano) terá que manter suas taxas de juros em patamar elevado por período prolongado, enquanto o mercado atualmente precifica corte em maio. Agora, as atenções se voltam para a divulgação da inflação de novembro e a última decisão de política monetária do ano, que acontecem na próxima terça e quarta-feira, respectivamente.

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Atividade segue frágil na Zona do Euro | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB da Zona do Euro contrai no terceiro trimestre; produção indu [...]

IGP-DI sobe menos do que o esperado | Private Insights

No Radar do Mercado: o IGP-DI avançou 0,50% em novembro, abaixo da expectativa do mer [...]

PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023 | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, acima do esperad [...]