Itaú Blog

Payroll: criação de vagas volta a acelerar nos EUA

No Radar do Mercado: o relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA mostrou uma aceleração do ritmo de criação de vagas no país acima do esperado

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O Payroll, relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA, indicou a criação de 199 mil vagas em novembro no país. O resultado veio acima das projeções do mercado (180 mil) e mostrou uma aceleração no ritmo identificado no mês anterior (150 mil).

A taxa de desemprego caiu para 3,7%, enquanto a expectativa do mercado era pela manutenção em 3,9%. Já a taxa de participação teve um ligeiro avanço, para 62,8%, acima do esperado (62,7%, mesmo número de outubro).

Os ganhos salariais por hora trabalhada subiram 0,4%, para 34,10 dólares, acima do esperado (0,3%). Nos últimos 12 meses, houve alta de 4,0%, mantendo o ritmo anterior e em linha com as expectativas. 

Nossa visão: a leitura veio mais forte do que o esperado pelo mercado e com uma queda na taxa de desemprego. O resultado reforça o cenário de um mercado de trabalho ainda resiliente nos Estados Unidos, dando suporte à tese de que o Federal Reserve (banco central americano) terá que manter suas taxas de juros em patamar elevado por período prolongado, enquanto o mercado atualmente precifica corte em maio. Agora, as atenções se voltam para a divulgação da inflação de novembro e a última decisão de política monetária do ano, que acontecem na próxima terça e quarta-feira, respectivamente.

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Atividade segue frágil na Zona do Euro | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB da Zona do Euro contrai no terceiro trimestre; produção indu [...]

IGP-DI sobe menos do que o esperado | Private Insights

No Radar do Mercado: o IGP-DI avançou 0,50% em novembro, abaixo da expectativa do mer [...]

PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023 | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, acima do esperad [...]