Payroll registra criação de vagas bem abaixo do esperado em agosto

No Radar do Mercado: dados do Departamento do Trabalho nos EUA mostram desaceleração relevante do mercado de trabalho norte-americano em agosto

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura
Grafico com os últimos resultados da payroll
Fonte: U.S. Bureau of Labor Statistics e Itaú Private Bank

O Payroll, relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA, registrou a criação de 22 mil vagas de emprego em agosto, bem abaixo da mediana das expectativas (75 mil). O resultado representou uma desaceleração frente ao mês de julho, quando o indicador registrou a criação de 79 mil vagas. As leituras de meses anteriores foram revisadas para baixo, apresentando queda acumulada de 21 mil vagas com relação ao divulgado anteriormente.

Apesar do número abaixo do esperado do total de vagas geradas, a taxa de desemprego oscilou em linha com as expectativas do mercado, saindo de 4,2% em julho para 4,3% em agosto. Já a taxa de participação da força de trabalho aumentou ligeiramente, para 62,3%. Na parte de rendimento, o ganho por hora trabalhada cresceu 0,3% na comparação mensal, com o salário médio chegando a US$ 36,53.

Nossa visão: a abertura de vagas bem abaixo do esperado pelo mercado, além das revisões para baixo de leituras anteriores, mostra um quadro de moderação relevante do mercado de trabalho norte-americano – mensagem que é corroborada com os demais dados que saíram essa semana, como o Jolt’s e o ADP. Diante de uma perspectiva de enfraquecimento do emprego, o Federal Reserve deve retomar os cortes de juros já na próxima reunião do Comitê ainda este mês.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

Produção industrial recua 0,2% em julho

No Radar do Mercado: indústria desacelera em julho e registra quarto mês consecutivo [...]

PIB do Brasil cresce ligeiramente acima do esperado no segundo trimestre

No Radar do Mercado: economia brasileira desacelera um pouco menos do que o esperado [...]

França derruba primeiro-ministro e aprofunda impasse político e orçamentário

No Radar do Mercado: presidente Emmanuel Macron deve nomear sucessor “nos próximos di [...]