Payroll de janeiro vem abaixo das expectativas

No Radar do Mercado: relatório do Departamento do Trabalho dos EUA reporta 32 mil vagas a menos que a expectativa do mercado em janeiro, mas revisa dado de dezembro 51 mil vagas para cima

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

O Payroll, relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA, indicou a criação de 143 mil vagas em janeiro, abaixo da projeção de mercado (175 mil) e das 307 mil geradas em dezembro, uma revisão das 256 mil vagas divulgadas anteriormente.

A divulgação também contou com a revisão anual dos dados de criação de emprego, apontando para uma menor adição de vagas ao longo de 2024. A revisão para cima nos últimos meses do ano, no entanto, segue indicando vigor do mercado de trabalho na margem.

No mês, a taxa de desemprego recuou para 4,0%, abaixo do previso pelo mercado, que esperava manutenção em 4,1%. Já a taxa de participação aumentou 0,1 ponto percentual, para 62,6%.

Na parte dos rendimentos, os ganhos salariais por hora trabalhada subiram 0,5% em janeiro, acelerando em relação à leitura anterior e à projeção do mercado, ambas de 0,3%. Em 12 meses, os ganhos também aceleraram, de 3,9% em dezembro para 4,1% em janeiro.

Nossa visão: apesar da leitura abaixo da estimativa para janeiro, a revisão para cima nas leituras dos últimos meses de 2024 segue indicando que a geração de emprego continua robusta, o que reforça a postura cautelosa que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) tem adotado em relação a novos cortes de juros. Agora, as atenções se voltam aos dados de inflação a serem divulgados na semana que vem, que podem dar mais clareza sobre o ritmo da economia americana neste começo de ano.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

Produção industrial brasileira surpreende, mas recua em dezembro

No Radar do Mercado: a produção industrial brasileira recuou na comparação mensal, em [...]

Ata do Copom traz tom mais duro do que comunicado

No Radar do Mercado: documento divulgado hoje destacou preocupação com a deterioração [...]

Projeções para inflação sobem no Focus e Trump anuncia tarifas

No Radar do Mercado: após primeira reunião do Copom no ano, projeções para inflação s [...]