Produção industrial brasileira surpreende, mas recua em dezembro

No Radar do Mercado: a produção industrial brasileira recuou na comparação mensal, em linha com a expectativa de desaceleração da atividade econômica no quarto trimestre do ano

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de dezembro, divulgada hoje pelo IBGE, a produção nacional caiu 0,3% no mês, uma queda menor do que nossa projeção e a mediana das expectativas do mercado, ambas de -1,1%. Frente a dezembro de 2023, a indústria cresceu 1,6%. No acumulado do quarto trimestre, a indústria geral contraiu 0,1%, com queda de 0,1% tanto na manufatura quanto no setor extrativo/mineração.

Das quatro grandes categorias econômicas pesquisadas, apenas uma avançou em dezembro: ‘Bens intermediários’ cresceram 0,6%. Já os ‘Bens de consumo semiduráveis e não duráveis’, com queda de 1,8%, e os ‘Bens de consumo duráveis’, com queda de 1,6%, foram os destaques negativos. Entre os setores, 36% avançaram no mês versus 20% em novembro.

Nossa visão: a produção industrial de dezembro veio acima das nossas expectativas. O destaque positivo foi o setor de manufatura, enquanto a indústria extrativa/mineradora ficou em linha com as nossas projeções. Apesar da surpresa positiva, a indústria permaneceu praticamente estável no quarto trimestre do ano passado, refletindo uma desaceleração esperada na atividade econômica.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

Ata do Copom traz tom mais duro do que comunicado

No Radar do Mercado: documento divulgado hoje destacou preocupação com a deterioração [...]

Projeções para inflação sobem no Focus e Trump anuncia tarifas

No Radar do Mercado: após primeira reunião do Copom no ano, projeções para inflação s [...]

Copom confirma expectativas e eleva Selic em 1,0 ponto percentual

No Radar do Mercado: na primeira reunião do ano, Comitê seguiu o guidance apresentado [...]