PIB da China atinge meta em 2024 e indústria dos EUA surpreende
No Radar do Mercado: atividade chinesa expande no quarto trimestre e governo cumpre meta de crescimento no ano. Enquanto isso, nos EUA, indústria cresce bem acima do previsto em dezembro e reforça tendência de pausa no ciclo de cortes de juros
Por Itaú Private Bank
PIB da China cresce 5,0% em 2024
O PIB da China cresceu 5,0% em 2024 na comparação anual. Em relação ao quarto trimestre de 2023, o crescimento foi de 5,4%, bem acima do previsto pelo mercado (4,9%). O resultado mostrou que o impulso fiscal promovido ao longo do segundo semestre foi suficiente para que a China cumprisse a meta de crescimento estabelecida pelo governo do país.
O Departamento Nacional de Estatística (DNE) da China também divulgou hoje dados de atividade. Segundo o DNE, a produção agrícola cresceu 3,5% no último ano, enquanto a indústria avançou 5,3% e o setor de serviços, 5,0%. Já a taxa de desemprego recuou 0,1% em relação a 2023 e fechou o ano em 5,1%.
Nossa visão: após ter cumprido a meta estabelecida para 2024, acreditamos que o governo chinês deverá estabelecer uma meta semelhante para 2025, mas que será preciso fazer um esforço ainda maior para alcançá-la, dado o impacto das prováveis medidas de tarifas de importações chinesas a serem implementadas pelo governo Trump nos EUA e a própria desaceleração do consumo interno.
Nos EUA, indústria cresce 0,9% em dezembro
A produção industrial americana registrou crescimento de 0,9% em dezembro na comparação mensal, acelerando bastante em relação ao resultado de novembro, revisado de -0,1% para 0,2%, e bem acima da expectativa do mercado, que era de crescimento de 0,3%.
A produção manufatureira, por sua vez, também expandiu mais do que o esperado. O crescimento de 0,6% veio bem acima do projetado pelo mercado (0,2%) e acelerou em relação a novembro, que teve o dado revisado de 0,2% para 0,4%. Além disso, a utilização da capacidade da indústria acelerou de 77,0% em novembro para 77,6%, também acima do esperado pelo mercado, que projetava um crescimento para 77,0% em dezembro frente ao dado de novembro de 76,8% antes da revisão.
Nossa visão: o resultado da indústria americana acima do esperado segue apontando para uma atividade econômica resiliente nos EUA, alinhada à atual precificação do mercado de pausa no ciclo de cortes de juros na próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Confira outras edições do No Radar do Mercado:
IBC-Br e varejo dos EUA surpreendem
No Radar do Mercado: no Brasil, Índice de Atividade Econômica medido pelo Banco Centr [...]
Inflação dos EUA acelera em dezembro e serviços recuam em novembro no Brasil
No Radar do Mercado: índice cheio de inflação dos EUA vem em linha com o esperado, ma [...]
Vendas no varejo contraem em novembro e ata do Fed reforça tom duro
No Radar do Mercado: vendas no varejo recuaram em novembro e reforçaram tendência de [...]