Serviços ficam praticamente estáveis em agosto

No Radar do Mercado: apesar de maioria das categorias terem vindo no positivo, resultado do setor reforça a tendência de desaceleração da atividade no terceiro trimestre do ano

Por Itaú Private Bank

5 minutos de leitura
Gráfico com os últimos resultados da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS), de agosto de 2024 até agosto de 2025, com variação mensal à esquerda e variação ano/ano à direita.

O volume de serviços no Brasil cresceu 0,1% em agosto, em linha com as expectativas do mercado, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira, 14, pelo IBGE. Na comparação com agosto do ano passado, o avanço foi de 2,5%.

Quatro das cinco principais categorias pesquisadas apresentaram crescimento no mês. “Serviços prestados às famílias” avançaram 1,0% na passagem mensal, enquanto “outros serviços”, 0,6%, “serviços profissionais, administrativo e complementares”, 0,4%, e “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” 0,2%. O único setor que registrou queda foi “Serviços de informação e comunicação”, com recuo de 0,5%.

Nossa visão: o resultado de hoje mostra o setor de serviços praticamente estável mais uma vez, reforçando o cenário esperado de desaceleração da atividade no terceiro trimestre deste ano.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

Focus: mercado reduz projeções para inflação, câmbio e PIB

No Radar do Mercado: relatório do Banco Central aponta recuo nas estimativas do merca [...]

Revisão de cenário: PIB mais forte nos EUA e inflação menor no Brasil

No Radar do Mercado: equipe de macroeconomia do Itaú BBA divulgou revisões de cenário [...]

Focus: mercado reduz projeções para inflação e câmbio

No Radar do Mercado: relatório do Banco Central aponta recuo nas estimativas do merca [...]