Produção industrial brasileira recua 0,6 em novembro

No Radar do Mercado: a produção industrial brasileira recuou na comparação mensal, em linha com a expectativa de alguma desaceleração da atividade econômica no quarto trimestre do ano

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de novembro, divulgada hoje pelo IBGE, a produção nacional caiu 0,6% no mês, melhor do que nossa projeção (-0,9%) e um pouco melhor do que a mediana das expectativas do mercado (-0,7%). Frente a novembro de 2023, a indústria cresceu 1,7%.

Todas as quatro grandes categorias econômicas recuaram na margem. ‘Bens de consumo semiduráveis e não duráveis’ e ‘bens de consumo duráveis’ foram os principais destaques negativos com contração de 2,8% e 2,1%, respectivamente. Entre os setores, 24% avançaram no mês contra 80% em outubro.

Nossa visão: a produção industrial em novembro veio acima das nossas expectativas. O destaque positivo para a indústria de transformação foi um forte aumento na produção de máquinas e equipamentos. A indústria extrativa/mineradora também superou nossas expectativas e permaneceu relativamente estável na margem. Apesar da surpresa positiva, a indústria mostrou um arrefecimento na margem, em linha com uma desaceleração na atividade econômica ao longo do quarto trimestre de 2024.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

Inflação na Zona do Euro e previsões do Financial Times para 2025

No Radar do Mercado: a Zona do Euro registrou aceleração da inflação em dezembro, mas [...]

Top 10 riscos globais para 2025

No Radar do Mercado: relatório da Eurasia lista os principais riscos globais para 202 [...]

Fed corta juros, mas projeta menos cortes em 2025 e 2026

No Radar do Mercado: em decisão dividida, banco central americano reduziu a taxa de j [...]