Itaú Blog

Relatório Trimestral de Inflação e PIB americano

No Radar do Mercado: o Banco Central publicou o seu Relatório Trimestral de Inflação; hoje também houve a divulgação da terceira estimativa do PIB americano para o 3T23.

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Relatório Trimestral de Inflação: projeções levemente acima da meta

O Banco Central divulgou hoje o Relatório Trimestral de Inflação. Para 2023, houve uma queda na estimativa de inflação, para 4,6%. Para 2024, não houve alteração (em 3,5%).

Já as projeções de inflação para prazos mais longos tiveram pouca mudança com relação à publicação anterior do RI, com alta para 2025 (já divulgada no Copom de novembro) e para 2026, ambas agora em 3,2%. Apesar de discretas, as projeções estão um pouco acima da meta, o que pode reforçar a leitura de que a taxa Selic ainda deve se situar em patamar contracionista ao final do ciclo.

Em relação às demais variáveis, a estimativa de crescimento do PIB para 2023 teve leve alta, para 3,0%. No entanto, a projeção para 2024 recuou ligeiramente para 1,7%, com pequenas mudanças em diversos componentes do PIB.

Nossa visão: o documento traz projeções que são, de forma geral, consistentes com a nossa expectativa de que a taxa básica de juros deve encerrar o ciclo de queda dos juros em cerca de 9,00% a.a., ainda em território contracionista.

PIB americano cresce 4,9% no 3T23

O Escritório de Análise Econômica (BEA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos divulgou a terceira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2023. No período, o indicador avançou 4,9% na comparação trimestral, em termos anualizados, marcando uma revisão do crescimento para baixo.

Nossa visão: a leitura veio abaixo do divulgado na segunda estimativa e das projeções do mercado (ambas em 5,2%). Porém, segue apontando uma aceleração em relação ao crescimento no trimestre imediatamente anterior, que foi de 2,1%. Para o último trimestre do ano, é esperada alguma desaceleração da atividade econômica, para algo próximo a 2%, mas ainda em ritmo forte.

⚠️ Aviso: faremos uma pausa na publicação do boletim No Radar do Mercado a partir de 25 de dezembro. Voltamos na primeira semana de janeiro. Agradecemos a companhia em 2023 e desejamos a você boas festas!

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Atividade segue frágil na Zona do Euro | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB da Zona do Euro contrai no terceiro trimestre; produção indu [...]

IGP-DI sobe menos do que o esperado | Private Insights

No Radar do Mercado: o IGP-DI avançou 0,50% em novembro, abaixo da expectativa do mer [...]

PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023 | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, acima do esperad [...]