Resultados das big techs redefinem decisões de investimento em agosto
Resultados trimestrais, lançamentos com inteligência artificial e questões geopolíticas agitaram o mercado de tecnologia neste mês | Tech Trends
Por Itaú Private Bank
A temporada de balanço das gigantes de tecnologia americanas, como Netflix, Alphabet e Meta, trouxe resultados que redefiniram estratégias de investimento e movimentaram bilhões no mercado.
Nesta edição do Tech Trends, Niraj Patel, Chief Equities Strategis, analisa os resultados trimestrais que superaram expectativas, mas também revelaram desafios para as big techs.
Resultados das Big Techs
- Netflix: a gigante de streaming divulgou bons resultados, mas frustrou as expectativas ainda mais elevadas de investidores, levando à queda nas ações.
- Alphabet: a empresa apresentou bons números, mas segue enfrentando pressões regulatórios e questões antitruste que afetaram suas perspectivas, o que nos levou a retirá-la das nossas Top Picks e reduzir seu peso no nosso portfólio AMS.
- Microsoft: com resultados que impressionaram o mercado, a big tech cresceu 39% no segmento de nuvem e ganhou espaço entre nossas Top Picks.
- Meta: superou projeções de publicidade, apresentou guidance otimista e intensificou investimentos em IA, oferecendo também pacotes milionários para atrair talentos de suas concorrentes.
- Amazon: divulgou um resultado decepcionante, com um crescimento de apenas 17% em nuvem e projeções abaixo do esperado.
- Apple: entregou bons resultados, mas suas ações perderam força após a divulgação de dados fracos do mercado de trabalho americano.
Portfólio e cenário geopolítico
Diante dos resultados apresentados, destacamos os papéis de Microsoft, Nvidia e Amazon dentro do portfólio AMS, mas com reduções parciais ao longo do mês depois de aproveitar uma forte valorização e maior posição em caixa para aproveitar futuras correções.
A Nvidia, inclusive, foi beneficiada por uma rara boa notícia vindo do campo geopolítico, após os EUA liberarem a exportação dos chips H20 da empresa para a China. No entanto, outros riscos ainda seguem no radar, incluindo as tentativas de mediação por parte dos EUA do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Movimentações no mercado de capitais
No mercado de capitais, o IPO da Figma realizado no último mês foi um sucesso. A empresa viu suas ações dispararam 250% no primeiro dia de negociação na bolsa, após a tentativa de venda para a Adobe ter sido barrada.
Em outra frente, a Palo Alto Networks anunciou a intenção de comprar a CyberArk, agitando o setor de tecnologia-segurança, que também contou com o episódio do ataque ao Microsoft SharePoint que afetou mais de 400 organizações, incluindo agências governamentais.
Inovação e próximos passos
À frente, aguardamos a divulgação dos resultados da Nvidia em 27 de agosto e novidades de empresas de software como a Salesforce, além das avaliações do lançamento do GPT-5 e do "Agente Mode" por parte da OpenAI.
Leia também
Confira outras edições do Tech Trends
Tensão geopolítica e tarifas dão o tom do setor de tecnologia
Tech Trends: Niraj Patel analisa o impacto das tensões geopolíticas e as movimentaçõe [...]
Big techs superam expectativas em meio às incertezas tarifárias
Tech Trends: Niraj Patel analisa o desempenho das principais empresas de tecnologia e [...]
Guerra comercial: o impacto das tarifas de EUA e China no setor de tecnologia
Tech Trends: Niraj Patel analisa as recentes tensões comerciais entre EUA e China e s [...]
