Setor de serviços brasileiro surpreende em janeiro
No Radar do Mercado: após o varejo brasileiro começar o ano em ritmo forte, a surpresa de hoje veio com a divulgação do IBGE dos dados do setor de serviços no país.
Por Itaú Private Bank
O volume de serviços do Brasil apresentou um crescimento mensal de 0,7% em janeiro, marcando o terceiro resultado positivo consecutivo, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada hoje pelo IBGE. A leitura veio bem mais forte do que o projetado pelo mercado, que esperava uma contração do indicador (-0,4%). Na comparação anual, a alta do setor foi de 4,5%, o avanço mais intenso desde maio de 2023.
Em janeiro, quatro das cinco atividades pesquisadas avançaram, com destaque para o setor de informação e comunicação, que marcou o quarto resultado positivo consecutivo, seguido por serviços profissionais, administrativos e complementares.
Em sentido oposto, os serviços prestados às famílias assinalaram a única retração do mês, eliminando parte da expansão acumulada nos dois últimos meses do ano passado.
Nossa visão: o desempenho do setor foi mais forte do que o esperado, impulsionado pelos transportes e comunicação. Os resultados de hoje e das vendas no varejo de ontem corroboram um PIB mais forte para o primeiro trimestre de 2024.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Leia também
China divulga metas econômicas para 2024
Economia e Mercados: na China, as metas econômicas anunciadas para 2024 vieram em lin [...]
Payroll: criação de vagas acelera nos EUA
No Radar do Mercado: criação de vagas nos EUA veio acima das expectativas do mercado [...]
BCE divulga decisão de política monetária
No Radar do Mercado: Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu divulgou sua decisão de [...]