Itaú Blog

Sinais divergentes na economia chinesa

No Radar do Mercado: assim como o PMI de manufatura, a sondagem de serviços da China divulgada pela Caixin divergiu da oficial; na Zona do Euro, indicador foi revisado para cima

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da China publicado pela Caixin subiu em dezembro, para 52,9 pontos, acima do esperado pelo mercado (51,6). Vale lembrar que leituras acima de 50 indicam expansão da atividade.   

O resultado, no entanto, novamente diverge do PMI divulgado pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, na sigla em inglês), que ficou estável, em 49,3 pontos, nível associado à contração do setor. 

Nossa visão: os sinais mistos observados na indústria chinesa também podem ser observados no setor de serviços. A divergência entre os PMIs pode ser justificada pela diferença da amostra da Caixin, que possui empresas mais concentradas no setor exportador. A leitura, embora sinalize uma melhora no setor exportador, não altera a avaliação de uma economia fraca, que ainda precisa de mais estímulos para crescer próximo de 5% do PIB em 2024. 

PMI de serviços da Zona do Euro é revisado para cima

Na Zona do Euro, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços de dezembro foi revisado para cima, para 48,1 pontos. O mesmo movimento foi observado no PMI composto, englobando serviços e manufatura, que subiu para 47,6. No entanto, ambos ainda seguem em patamar contracionista.   

Nossa visão: apesar das revisões, a leitura segue alinhada à expectativa de um PIB contracionista no 4T23, seguido de uma recuperação gradual a partir do primeiro trimestre de 2024. Agora, as atenções se voltam para a divulgação da inflação de dezembro do bloco, que acontece nesta sexta-feira, 5. 

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Ata do Fed: juros no pico ou perto dele

No Radar do Mercado: o Fed divulgou a ata de sua última reunião de política monetária [...]

Inflação medida pelo núcleo do PCE sobe 0,1% em novembro

No Radar do Mercado: núcleo do PCE de novembro manteve o ritmo do mês anterior, mas a [...]

Atividade segue frágil na Zona do Euro | Private Insights

No Radar do Mercado: PIB da Zona do Euro contrai no terceiro trimestre; produção indu [...]