Vendas no varejo recuperam força em outubro
No Radar do Mercado: PMC mostra avanço acima do esperado no varejo restrito e ampliado, com aceleração em segmentos ligados ao crédito
Por Itaú Private Bank

Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira, 11, pelo IBGE, as vendas do varejo ampliado aumentaram 1,1% em outubro, bem acima da mediana das expectativas do mercado, de alta de 0,3%. Com relação a outubro do ano passado, houve recuo de 0,3%.
Já as vendas do varejo restrito, que exclui itens como veículos, motos, partes e peças, materiais de construção e atacarejo, aumentaram 0,5% no comparativo mensal, também bem acima da mediana das expectativas do mercado, que esperava um leve recuo de 0,1%. Em relação a outubro de 2024, houve alta de 1,1%.
Dos 10 setores pesquisados, 9 avançaram e 1 contraiu na margem, mostrando crescimento disseminado do varejo. O destaque positivo no mês foi para "Veículos e motos, parte e peças" (3,0%), enquanto o destaque negativo ficou para o grupo "Tecidos, vestuário e calçados” (-0,3%). Na composição, as categorias sensíveis ao crédito retornaram a níveis semelhantes aos observados no início do ano, enquanto as sensíveis à renda permaneceram relativamente estáveis.
Visão de Investimento: no geral, as vendas no varejo mostraram um quadro misto, com o desempenho mais forte dos segmentos sensíveis a crédito sugerindo uma recomposição de nível após a fraqueza recente, consistente com nossa visão de uma desaceleração gradual da atividade econômica, e não uma queda abrupta.
Essa convergência gradual da atividade (e da inflação) para baixo sustenta nossa expectativa de início do ciclo de cortes de juros no primeiro trimestre do ano que vem, o que historicamente beneficia a bolsa brasileira, e justifica nossa posição sobrealocada na classe.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Confira outras edições do No Radar do Mercado:
Copom mantém a taxa Selic em 15%
No Radar do Mercado: Comitê confirma as expectativas, mantém a Selic e reconhece que [...]
Fed reduz juros na última reunião do ano
No Radar do Mercado: conforme esperado, o banco central americano reduziu a taxa de j [...]
Focus: na semana do Copom, mercado reduz previsão de corte na Selic em 2026
No Radar do Mercado: relatório do Banco Central revisa projeções de inflação para bai [...]


