Vendas no varejo decepcionam e contraem em dezembro
No Radar do Mercado: vendas no varejo ampliado e restrito recuaram em dezembro e reforçaram leitura de desaceleração da atividade no último trimestre de 2024
Por Itaú Private Bank
As vendas do varejo ampliado contraíram 1,1% em dezembro na comparação mensal, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira, 13, pelo IBGE. O dado veio bem abaixo da nossa projeção e da mediana das expectativas do mercado, ambas de -0,1%.
Já as vendas do varejo restrito, que desconsidera veículos, motos, partes e peças, além de material de construção, caíram 0,1% na comparação com novembro, mais próximo da nossa projeção (-0,2%) e das expectativas do mercado (0,0%). No comparativo com dezembro de 2023, as vendas do varejo ampliado cresceram 2,0%.
Dos dez setores analisados em dezembro, três avançaram e sete contraíram. O segmento que mais cresceu foi o de “Livros, jornais, revistas e papelarias” (0,8%) e o que mais caiu foi o de “Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação” (-5,0%).
No quarto trimestre, o varejo ampliado recuou 0,4% em comparação ao terceiro trimestre, enquanto o varejo restrito expandiu 0,6%. Já no resultado do ano, o restrito e o ampliado fecharam com altas de 4,7% e 4,1%, respectivamente.
Nossa visão: assim como os dados de serviços divulgados ontem, as vendas do varejo ampliado vieram abaixo do esperado em dezembro. Os bens mais sensíveis ao crédito mostraram desaceleração mais forte nos últimos dois meses, em linha com o nosso cenário de que o arrefecimento mais intenso nesse segmento deve permanecer ao longo do ano.
💬 O que achou deste conteúdo?
Leia também
Confira outras edições do No Radar do Mercado:
Setor de serviços decepciona em dezembro, enquanto CPI dos EUA surpreende em janeiro
No Radar do Mercado: enquanto no Brasil o volume do setor de serviços de dezembro vei [...]
IPCA desacelera em janeiro e Trump anuncia tarifas sobre aço e alumínio
No Radar do Mercado: com o resultado de janeiro, a inflação brasileira acumulada em 1 [...]
Projeções para inflação e Selic sobem no Focus e Trump deve anunciar novas tarifas
No Radar do Mercado: projeções para inflação de 2025 e 2026 sobem ainda mais e previs [...]