Como cuidar melhor do seu dinheiro?

Por Itaú

4 minutos de leitura
Ilustração de mulher segurando gráfico positivo, fazendo sinal de 'joinha' com a mão direita, ao lado de um cofre de porquinho. Há uma estante de livros ao fundo.

Cuidar bem do nosso dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, é preciso muito cuidado na hora de gastar. Quando você adota práticas financeiras saudáveis, você não apenas protege seus recursos, mas também abre portas para oportunidades e sonhos futuros. Separamos alguns passos para te ajudar a melhorar a sua relação com o dinheiro:

  1. Elabore e acompanhe um orçamento mensal;
  2. Avalie a sua situação financeira;
  3. Use o dinheiro e o cartão de crédito ao seu favor;
  4. Defina objetivos e metas financeiras;
  5. Estabeleça uma reserva de emergência;
  6. Estude sobre finanças.

Leia mais detalhadamente as dicas ao decorrer do texto:

Elabore e acompanhe o seu orçamento mensal

Faça uma lista com os seus ganhos e gastos. Encontre a forma mais adequada para você: caderno, planilhas ou aplicativos de gestão financeira.

Confira os benefícios do controle financeiro:

  • Acompanhar para onde o dinheiro está indo;
  • Verificar se o orçamento está realmente equilibrado;
  • Encontrar oportunidades de cortar gastos e economizar mais.

Avalie sua situação financeira

Para ter uma visão ampla, faça um levantamento do que você possui e do que você deve. O seu patrimônio é a soma do valor dos seus bens (casa, carro ou dinheiro guardado) menos a soma do valor das suas dívidas (prestações, carnês, financiamentos e empréstimos).

Saiba mais: como se organizar para quitar dívidas e sair do vermelho.

Use o dinheiro e o cartão de crédito ao seu favor

Utilizar cartões de crédito que oferecem cashback e programas de pontos pode ser uma ótima estratégia para economizar e potencializar suas finanças. Esses cartões acumulam pontos que podem ser trocados por produtos, serviços ou milhas aéreas.

Defina objetivos e metas financeiras

Sonhe alto, mas não tire os pés do chão. Para que os grandes sonhos não pareçam tão distantes, estabeleça objetivos parciais e de curto, médio e longo prazo. E se tem família, considere as expectativas de cada um e estimule a participação de todos – assim é possível dividir responsabilidades e somar esforços.

Celebre cada conquista, por menor que seja, para manter-se incentivado a continuar sua jornada rumo à estabilidade financeira.

Estabeleça uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem e estar preparado financeiramente é crucial. Um fundo de emergência deve cobrir de três a seis meses de despesas essenciais. Isso protege você de contrair novas dívidas em momentos de crise.

Leia também: Entenda como montar sua reserva de emergência com a renda fixa do Itaú

Estude sobre finanças

Busque constantemente conhecimento sobre finanças pessoais. Leia livros, assista a vídeos e participe de cursos. Quanto mais você aprender, mais preparado estará para tomar decisões financeiras inteligentes e seguras.

A seguir, assista o vídeo que separamos pra você do podcast Investidor em Foco sobre o que é independência financeira