Independência financeira: como conquistar a sua
Por Itaú
Independência financeira é a capacidade de manter seu padrão de vida sem depender do que você recebe mensalmente pelo seu trabalho, seja como assalariado ou autônomo. Por exemplo, você tem liberdade financeira quando sua reserva de emergência é suficiente para manter seu padrão de vida por um ano ou mais.
Você também tem independência financeira quando seus investimentos rendem mensalmente uma quantia suficiente para você levar a sua vida, sem precisar trabalhar. Outro exemplo de independência financeira é ter imóveis e pagar todas as suas despesas com o que recebe de aluguel.
Ou seja, independência financeira é ter a tranquilidade de poder parar de trabalhar definitivamente, ou por um período, e continuar vivendo como você vive hoje, sem grandes impactos financeiros.
Qual a diferença entre autonomia, liberdade e independência financeira?
Ainda que os termos autonomia, liberdade e independência financeira sejam muitas vezes utilizados como sinônimos, eles não significam exatamente a mesma coisa.
Autonomia financeira
Ter autonomia financeira significa ser capaz de bancar suas próprias contas, sem precisar da ajuda de ninguém. Por exemplo, quando você trabalha e ganha um salário suficiente para pagar todas as suas despesas e ainda criar uma reserva de emergência, você é financeiramente autônomo.
Liberdade financeira
A liberdade financeira é o passo seguinte da autonomia financeira. Ela acontece quando você já tem uma reserva de dinheiro suficientemente grande para não depender do recebimento de salário todos os meses para pagar suas contas.
Isso significa que se você ficar alguns meses sem trabalhar, seu padrão de vida não precisa mudar desde que você se organize nesse período.
A liberdade financeira permite que você tome decisões de vida com mais tranquilidade, seja para fazer uma grande viagem, entrar em um financiamento imobiliário ou trocar de emprego.
Independência financeira
Independência financeira é o último degrau dessa escada que começa pela autonomia e passa pela liberdade financeira. Ter independência financeira significa ter meios de rendimentos próprios para viver.
E como isso é possível? Por exemplo, você pode ter aplicações financeiras que forneçam um rendimento mensal suficiente para você viver sem precisar trabalhar.
Como alcançar a tão sonhada independência financeira?
A independência financeira é um objetivo que você pode alcançar no longo prazo. Confira alguns passos essenciais para realizar esse sonho.
Controle de gastos
O primeiro passo para alcançar a independência financeira é fazer um controle de gastos detalhando todas as despesas que você tem ao longo do mês. Esse controle inclui tanto as contas fixas (como aluguel, condomínio ou até mesmo parcelas da compra de um imóvel) quanto os pequenos gastos do dia a dia (aquele cafezinho depois do almoço, por exemplo).
Fazendo esse detalhamento, você vai saber exatamente para onde vai o seu dinheiro. A partir daí, você pode identificar oportunidades para melhorar sua vida financeira, estabelecendo limites de gastos por categoria e, se achar válido, diminuindo despesas para colocar dinheiro em alguma aplicação todos os meses.
Uma dica para criar esse controle de forma bem simples é utilizar o App Itaú, que ajuda a categorizar todas as entradas e saídas da conta, fornece um balanço mensal e permite que você estabeleça metas para colocar seu controle financeiro em prática. Tudo isso em poucos toques.
Leia também:Como fazer um controle de gastos no App Itaú.
Reserva de emergência
Criar uma reserva de emergência ou reserva financeira é outro passo fundamental para conquistar tanto a liberdade quanto a independência financeira. Isso porque quem tem um dinheiro guardado pode cobrir imprevistos com o carro ou a casa, por exemplo, sem fazer dívidas ou pagar juros.
Além disso, a reserva de emergência também é útil quando você troca de emprego e fica algum tempo sem receber salário. No entanto, recomendamos que você não mexa nesse dinheiro para que ele renda e te ajude a alcançar a sua independência financeira.
Investimentos
Seus investimentos são a principal porta de entrada para a independência financeira. Antes de começar a investir, faça uma avaliação de perfil de investidor para entender qual é a sua tolerância a riscos. Com essa informação você pode escolher os investimentos mais adequados aos seus objetivos e prazos.
Em geral, a dica é começar a compor uma carteira de investimentos pela reserva de emergência, aquela que detalhamos no item anterior.
Para esse tipo de investimento, o ideal é escolher aplicações que tenham liquidez diária ou imediata, ou seja, que possam ser resgatadas a qualquer momento, e baixo risco, para evitar que você perca dinheiro se precisar fazer o resgate em um momento de baixa. Afinal, nunca sabemos quando e se vamos precisar dessa reserva.
Feita a reserva de emergência, a ideia é se planejar para investir uma quantia todos os meses até que os rendimentos dessas aplicações sejam suficientes para manter seu padrão de vida se você parar de trabalhar.
Na Calculadora Renda fixa IF você pode estimar quanto um determinado valor rende por ano no Tesouro Direto, em CDB ou LCI e LCA. Também pode simular o rendimento incluindo depósitos mensais.
Além da renda fixa, investimentos de renda variável também podem compor a sua carteira. No entanto, como dissemos, a escolha dos investimentos mais adequados para você sempre estará relacionada ao seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.
Para descobrir as melhores alternativas para o seu momento, converse com um especialista em investimentos.
Renda extra
Buscar formas de conseguir uma renda extra também ajuda a alcançar a independência financeira. Comece analisando itens que você tem, mas não usa. Um instrumento musical, uma bicicleta, uma mala de viagem, por exemplo.
A ideia é usar o dinheiro da venda para turbinar seus investimentos.
Outra forma de ganhar mais dinheiro é fazendo trabalhos pontuais no seu tempo livre. Uma sugestão é oferecer consultoria ou dar aula particular se você for especialista em algum assunto.
Se tiver jeito para artesanato, crie peças exclusivas e venda para sua rede de amigos ou pela internet. A ideia é descobrir alguma coisa que você possa fazer para aumentar seus ganhos mensais.
Leia também:Como conseguir uma renda extra?
Educação
Mais uma estratégia eficiente para conquistar sua independência financeira é investir na sua formação para aumentar as chances de você conseguir oportunidades de trabalho mais rentáveis.
Para começar, pense nas competências que você precisa desenvolver para ganhar uma promoção ou conquistar um cargo mais alto em outra empresa.
É possível que um nível avançado de inglês, uma graduação ou uma pós-graduação façam diferença no seu currículo. Existem cursos com diferentes preços, além das universidades públicas, que são gratuitas.
Se neste momento você não puder pagar muito para estudar, sugerimos que procure cursos oferecidos remotamente. Geralmente, eles são mais baratos que os presenciais. Além disso, não exigem que você se desloque até uma escola ou faculdade.
Outra opção é aproveitar cursos gratuitos, que tanto podem ser oferecidos pela internet quanto presencialmente.
Algumas universidades disponibilizam cursos abertos gratuitos e online de qualidade e com certificação. Vale a pena pesquisar alternativas relacionadas à sua área de atuação. Conhecimento é sempre um bom investimento.
Esperamos que nossas dicas te ajudem a dar os primeiros passos para a sua independência financeira. Para colocar em prática seu plano de independência, conte com a ajuda do App Itaú.
Você também pode gostar
Dicas e ferramentas para cuidar melhor do seu dinheiro
Como cuidar melhor do seu dinheiro: Conheça plataformas e conteúdos que podem te ajud [...]
Como conseguir uma renda extra?
Renda Extra 2024: Dicas de como aplicar seus talentos e passatempos para conseguir um [...]
Como fazer um controle de orçamento?
Tem dúvidas sobre como montar um controle financeiro? Nesse post, damos dicas de como [...]