Como fazer um controle de gastos no App Itaú

Itaú

• 9 minutos de leitura

Mulher pesquisando como ter um controle de gastos em seu tablet

Muita coisa muda para melhor quando você sabe exatamente como gasta seu dinheiro. Neste post, você vai entender como o App Itaú te ajuda a controlar seus gastos pessoais no dia a dia.


Além de consultar seu extrato, faturas de cartões, realizar pagamentos, e contratar novos serviços, no App Itaú você também pode organizar seus gastos, direto no extrato da conta. Nele é possível categorizar todas as entradas e saídas, visualizar gráficos e estabelecer metas de gastos que te ajudarão a criar seu controle financeiro.

Por que manter um controle de gastos diário?

Manter um controle de gastos pode ser um jeito de descomplicar sua vida financeira e realizar mais planos. Abaixo detalhamos alguns pontos positivos de criar esse hábito.


Você sabe exatamente para onde vai o seu dinheiro


Saber exatamente com o que você gasta seu dinheiro ajuda a entender quanto você pode direcionar para moradia, comunicação, transporte e lazer, por exemplo.


Você pode imaginar que suas maiores despesas estão relacionadas a aluguel e condomínio. Porém, se controlar tudo direitinho, pode ter uma surpresa e descobrir que aquelas saídas de final de semana são as maiores vilãs do seu orçamento. Também pode ser que os custos com a educação dos filhos superem os gastos com moradia.


Você pode otimizar gastos e investimentos


E agora você pode estar querendo saber qual a relevância de saber exatamente para onde vai o seu dinheiro, certo? Com essas informações bem claras, você passa a entender seus padrões e hábitos de consumo. A partir daí, pode buscar formas mais eficientes de reduzir custos e aproveitar melhor o dinheiro que você tem.


Você pode perceber que não utiliza um serviço de assinatura, embora pague por ele todo mês. E que, se economizar um pouco aqui e ali, quase nada vai mudar na sua rotina, mas seu saldo vai ficar mais positivo, seus investimentos ficarão mais consistentes ou você não fará mais dívidas. E, então, daqui a alguns meses você poderá realizar aquele plano de começar uma pós-graduação ou viajar com a família.


Entendeu a vantagem?


Como começar a fazer um controle de gastos pessoais


A melhor forma de começar a fazer um controle de gastos pessoais é inserir esse hábito na sua rotina. É mais ou menos como fazer exercício físico. No começo, é aquela batalha contra a vontade de ficar em casa. Com o tempo, vai ficando mais fácil e percebemos os benefícios.


Com o controle de gastos é a mesma coisa. No primeiro dia em que você for registrar tudo o que gastou (tudo mesmo, até o sorvete ou o cafezinho), a atividade pode parecer um pouco sem sentido. Dias depois, você já fará isso com mais agilidade. Em algumas semanas, será parte da sua rotina.


E, o que é melhor, no mês seguinte, você já terá uma ideia clara da forma como gasta seu dinheiro. A partir de então, poderá entender na prática quais são as vantagens de controlar todas as entradas e saídas para usar melhor os seus recursos.


Quer saber mais sobre como fazer um orçamento pessoal para controle de gastos? Temos um conteúdo bem completo no link.

Dicas para manter o controle de gastos pessoais no dia a dia

Por fim, aqui vão algumas recomendações bem práticas para facilitar o controle das suas despesas.


  1. Concentre os gastos em uma só conta ou cartão. O controle fica muito mais simples.
  2. Crie lembretes para o vencimento das contas. Isso evita que tenha de pagar multa por atraso.
  3. Faça uma lista de supermercado durante o mês ou a semana. Nada melhor do que chegar para as compras com foco no que você de fato precisa.
  4. Cuidado com compras por impulso. É sempre importante ter em mente qual é o seu limite de despesas, certo?
  5. Acompanhe periodicamente extrato e faturas de cartão de crédito. No quesito gastos, surpresas não são bem-vindas.
  6. Utilize uma planilha ou as funcionalidades do App Itaú para começar a criar o hábito de se organizar financeiramente. Quer saber mais? Veja aqui como abrir uma conta no Itaú.

Quer saber como fazer um planejamento financeiro para realizar seus planos? Confira no link!


Como controlar os gastos usando o App do Itaú?

Agora vamos à parte prática do controle de gastos. Uma forma fácil de fazer isso é utilizando o App do Itaú. Se você ainda não conhece esse serviço, saiba que ele está disponível para todos os clientes do banco no aplicativo que você usa no seu dia a dia.


Com o App do Itaú você consegue fazer todo o controle de gastos com apenas alguns toques. Confira as principais funcionalidades.


1. Categorização de gastos


Para categorizar cada saída de dinheiro da sua conta corrente, você precisa apenas tocar no lançamento dentro do seu extrato e escolher uma entre as mais de 100 categorias disponíveis. E, se for preciso, você pode editar a categoria quando quiser.


Por exemplo, em Comida e bebida, há opções de subcategorias como bares e bebidas, cafeteria, entrega, loja de conveniência, outras comidas e bebidas, padaria e restaurantes. Há também categorias para Compras, Contas, Educação, entre muitas outras.


É muito fácil categorizar, inclusive porque você pode dar uma busca pela categoria que quer escolher. Passagem de ônibus, por exemplo.


2. Definição de início e final de mês


Nem sempre o seu mês financeiro começa no dia 1°, não é? Por isso, no App Itaú, você pode selecionar o dia que em que começa seu mês financeiro pessoal. Pode ser, por exemplo, a data em que você recebe o primeiro pagamento do mês.


3. Orçamento de gastos


E sabe o que mais? Você pode definir uma meta de gastos para o mês. Afinal, para controlar, é preciso conhecer o limite, não é?


4. Resumo e balanço mensal


Para facilitar ainda mais a sua vida, a aba “resumo” do App Itaú traz um balanço mensal em que é possível visualizar quanto entrou e quanto saiu (já com o saldo de entradas e saídas calculado), em quais categorias estão as saídas e como está o mês até o momento de acordo com a sua meta de gastos.


Não tem uma conta Itaú? Aproveite a abra sua conta agora mesmo.