Ata do Copom: mudanças de cunho neutro
No Radar do Mercado: a ata da última reunião do Copom não trouxe mudanças relevantes com relação aos próximos passos
Por Itaú Private Bank
Foi divulgada a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), trazendo detalhes do encontro que reduziu novamente a taxa Selic em 50 pontos-base, para 11,75%. O documento trouxe um misto de mensagens mais brandas e duras que, em nossa opinião, tem um tom neutro em termos gerais.
As autoridades reconheceram que o cenário externo se tornou menos adverso (apesar de ainda volátil) e mencionaram que o PIB do terceiro trimestre confirmou que a economia está perdendo dinamismo (mas o consumo segue resiliente). Também reconheceram que a desinflação está em curso, com composição melhor, mas em geral em linha com o esperado.
Por outro lado, alguns membros mencionaram que o investimento está recuando enquanto o consumo segue resiliente, o que poderia provocar pressões inflacionárias devido ao excesso de demanda.
Além disso, as autoridades salientaram que as alterações em elementos exógenos, como o ambiente externo ou a dinâmica fiscal, não têm implicações mecânicas para as taxas de juro locais – e que a transmissão se daria pelo eventual impacto nas perspectivas para a inflação, e não apenas na taxa de câmbio.
Por fim, não houve alterações relevantes na orientação sobre os próximos passos, o que significa que o cenário base para as próximas reuniões continua a ser uma sequência de movimentos de 50 pontos-base.
💬 O que achou deste conteúdo?
No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.
Atividade segue frágil na Zona do Euro | Private Insights
No Radar do Mercado: PIB da Zona do Euro contrai no terceiro trimestre; produção indu [...]
IGP-DI sobe menos do que o esperado | Private Insights
No Radar do Mercado: o IGP-DI avançou 0,50% em novembro, abaixo da expectativa do mer [...]
PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023 | Private Insights
No Radar do Mercado: PIB cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023, acima do esperad [...]