Ata do Fomc mostra Comitê dividido sobre novo corte de juros

No Radar do Mercado: documento do Fed mostrou que existem alas mais favoráveis e outras mais resistentes a um corte de juros já na próxima reunião de dezembro. Próximas divulgações de dados serão fundamentais, porém ainda escassas por conta do shutdown

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) divulgou na tarde desta quarta-feira, 19, a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) e confirmou uma divisão entre os membros sobre um possível novo corte de juros nos EUA na próxima reunião de dezembro.

Na reunião em que decidiram cortar a taxa de juros americana em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 3,75% e 4,00% ao ano, os membros concordaram que a atividade segue em expansão moderada nos EUA, que houve desaceleração na criação de empregos e uma leve alta na taxa de desemprego, enquanto a inflação segue relativamente elevada.

No entanto, ao discutirem o rumo da política monetária, os membros do Fomc expressaram opiniões bastante divergentes. A ata registra que havia membros no Comitê que já descartavam a possibilidade de novo corte em dezembro, enquanto outros consideravam um novo corte “provavelmente apropriado” e havia ainda aqueles que julgavam um novo corte “eventualmente apropriado”, a depender inclusive da evolução dos dados entre as reuniões.

Na nossa visão, a ata do Fomc trouxe um tom mais duro e deslocou as expectativas do mercado um pouco mais na direção da manutenção dos juros na próxima reunião do Comitê em dezembro. No momento de redação deste texto, o mercado precificava uma probabilidade de 28% de um corte para a próxima reunião, ante 45% no dia de ontem.

No entanto, a análise da conjuntura deve seguir incerta, dado que a autarquia provavelmente não terá as leituras de inflação para outubro e novembro até a próxima reunião. Quanto ao mercado de trabalho, cresce a expectativa pela divulgação atrasada do payroll de setembro na manhã desta quinta-feira, 20, e de outros dados do mercado de trabalho nos EUA que serão divulgados antes da próxima reunião do Fomc e terão peso sobre a decisão a ser tomada.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Confira outras edições do No Radar do Mercado:

Focus: mercado revisa projeção de inflação e câmbio para 2025

No Radar do Mercado: relatório do Banco Central aponta recuo nas estimativas do merca [...]

Revisão de cenário macro: Brasil e Global

No Radar do Mercado: alteramos nossa projeção para o IPCA; no cenário global, a infla [...]

Serviços avançam em setembro, mas composição não anima

No Radar do Mercado: apesar do avanço, componentes com mais peso no PIB vieram mais f [...]