O que é e qual a importância de ter um seguro de vida?
Por Itaú

Você tem seguro de vida? Se a resposta for negativa, seja porque você não sabe muito bem como ele funciona ou porque acha que ainda não precisa de um seguro desse tipo, este artigo é para você. Vamos explicar aqui o que é exatamente um seguro de vida, quais as suas vantagens para pessoas de todas as idades e como você pode escolher o produto que mais combina com o seu momento e suas prioridades.
O que é um seguro de vida?
Seguro de vida é uma peça fundamental do planejamento financeiro de todas as pessoas, independentemente da etapa de vida em que elas estejam. Isso porque embora esse tipo de seguro seja geralmente associado ao falecimento do segurado, ele oferece benefícios importantes que garantem mais tranquilidade e segurança financeira para a sua vida e a vida das pessoas que mais importam para você.
Afinal, ainda que ninguém goste de pensar em imprevistos, saber que vocês estão mais preparados para enfrentar situações inesperadas faz toda a diferença no dia a dia.
Como funciona o seguro de vida?
O seguro de vida funciona de maneira parecia com o seguro do carro ou o seguro residencial. A grande diferença é que ele não protege exatamente um bem, mas protege suas finanças de imprevistos que possam acontecer com a sua saúde.
Ou seja, enquanto o seguro residencial te protege financeiramente se alguma coisa ocorrer com a sua casa (ou apartamento) ou com os bens da sua residência, o seguro de vida oferece indenização no caso de alguma coisa acontecer com você.
Quais os benefícios de ter um seguro de vida?
Quem investe em um seguro de vida pode contar com proteção financeira para enfrentar algumas situações inesperadas, como um acidente ou uma doença. Confira mais detalhes a seguir.
Cobertura de hospitalização por acidente
Geralmente, um grande benefício de ter seguro de vida é poder contar com uma cobertura específica para hospitalização por acidente. Preferimos nunca passar por isso, mas é bom saber que se houver um acidente durante uma viagem de férias ou na hora de praticar atividade física, por exemplo, você vai ter com quem contar.
Em situações assim, se você tiver um seguro de vida, recebe uma indenização para despesas médicas, hospitalares e odontológicas causadas pelo acidente. É interessante observar que esse benefício não alivia apenas o seu bolso. Saber que você tem esse respaldo ajuda a aproveitar melhor os seus momentos.
Invalidez total ou parcial por acidente
Outra vantagem de ter um seguro de vida é contar com uma proteção financeira em caso de algum acidente mais grave te impedir de trabalhar parcial ou totalmente. Se algum dia isso acontecer, a cobertura do seguro pode pagar um valor de indenização proporcional à sua perda de capacidade de trabalho.
Assistência funeral de familiares
Nos momentos mais difíceis, é muito difícil lidar com burocracias e questões financeiras. Por isso, o seguro de vida também costuma oferecer assistência para o funeral de familiares. As condições variam de seguro para seguro, mas é possível obter coberturas que cuidam de tudo, desde as formalidades administrativas até os detalhes do sepultamento ou cremação. Há seguros que também arcam com passagem aérea ou rodoviária de familiares e até repatriamento de corpo, se for o caso.
Como funciona o seguro de vida do Itaú?
O seguro de vida do Itaú funciona de maneira descomplicada para proteger você e seus familiares mais próximos.
Qual é a cobertura do seguro de vida do Itaú?
Conheça a seguir as principais coberturas do seguro de vida do Itaú.
Morte por qualquer causa
Esta cobertura garante às pessoas mais importantes da sua vida (beneficiários do seguro ou herdeiros legais) o pagamento de uma indenização em caso de morte por qualquer motivo.
Invalidez permanente total ou parcial por acidente
Se houver um acidente que te impeça de trabalhar total ou parcialmente, a cobertura por invalidez permanente ou parcial garante que você vai receber um valor de indenização para organizar sua vida financeira.
Doenças graves
Se você tiver uma doença grave vai poder contar com uma indenização para manter as finanças em dia e cuidar da sua saúde.
O que mais o seguro de vida do Itaú oferece?
Além das coberturas, o seguro de vida do Itaú pode oferecer diversas assistências. Confira as principais.
Avaliação clínica
Para cuidar da sua saúde preventivamente, o seguro oferece consulta médica e exames de laboratório. E o serviço pode ser usado por você (o segurado) ou por qualquer pessoa que você indicar.
Assistência funeral familiar
Essa assistência oferece um conjunto de serviços para os momentos mais difíceis prestando assistência para a realização de todo o funeral em qualquer lugar do país, tanto para o segurado quanto para os seus familiares.
Assistência 24h
Este serviço por telefone resolve muita coisa no Brasil e no exterior. Por meio de uma ligação telefônica, você tem acesso a orientações e serviços imediatos para cancelamento de cartões de crédito/débito e telefone celular em caso de extravio, perda, roubo ou furto, obtenção de novos documentos pessoais etc.
Assistência PET
Seu seguro de vida Itaú também pode oferecer assistência para o seu cachorro ou gato. Imagina a tranquilidade de saber que você pode contar com uma ajuda financeira para socorrer seu pet se ele ficar doente.
Quem pode contratar o seguro de vida do Itaú?
Para contratar o seguro de vida do Itaú, você precisa ter uma conta no banco.
Como fazer um seguro de vida?
É bem fácil fazer um seguro de vida. Você pode falar com o gerente da sua agência para entender qual é a cobertura mais adequada para você e fazer a contratação diretamente pelo app do Itaú. Confira o caminho.
- Abra o app Itaú.
- Selecione Produtos.
- Escolha a opção Seguros.
- E então Seguros de vida e acidentes.
- Faça uma simulação respondendo a algumas perguntas.
- Ajuste o valor da indenização e inclua as coberturas que são importantes para você.
- Confira o valor e as condições no resumo.
- Finalize a contratação.
Como acionar o seguro de vida do Itaú?
Para acionar o seguro de vida, você precisa:
- Reunir as informações e documentos do ocorrido (confira a lista neste link);
- Iniciar o processo de acionamento nesta página.
- Aguardar a análise e o retorno do banco.
Como saber se a pessoa tinha seguro de vida?
Para saber se uma pessoa falecida tinha seguro de vida, você pode acessar a página do Sistema de Consulta de Seguros. Para fazer a consulta, é preciso fazer login com a conta gov.br da pessoa falecida. Se houver alguma apólice de seguro no CPF dela, vai aparecer ali no resultado da pesquisa.
Como declarar seguro de vida no Imposto de Renda?
Você não precisa declarar que paga seguro de vida no Imposto de Renda. Porém, se você receber uma indenização de seguro de vida, aí, sim, precisa declarar esse valor à Receita Federal.
A informação deve ser preenchida na ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, na opção “03 – Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez permanente'”.
Saiba também como declarar doação no Imposto de Renda.
Para saber mais sobre o Seguro de vida Itaú visite a nossa página:
Você também pode gostar
Restituição do Imposto de Renda 2025: o que você pode fazer com a sua
Você sabe o que é e como funciona a restituição do imposto de renda 2025? Confira o c [...]
Vida saudável: como melhorar seu estilo de vida em 2025
Confira dicas de como mudar o seu estilo de vida e começar a ter uma vida saudável ai [...]
Como declarar doação no Imposto de Renda 2025?
Dinheiro de doação ou de herança precisa ser declarado no Imposto de Renda de 2025? E [...]