Confira dicas para aproveitar as férias escolares com as crianças

Por Itaú

6 minutos de leitura
Família se divertindo durante as férias escolares

As férias escolares são um acontecimento importante para toda a família. É nesse período que pais e filhos podem passar um tempo de qualidade juntos para criar memórias, aumentar sua conexão e se divertir.

Além disso, é durante esses dias de descanso que os adultos costumam ter oportunidade de incentivar a autonomia das crianças e saber mais sobre seu modo de pensar, suas preferências e curiosidades.

Neste artigo, vamos mostrar como um bom planejamento pode tornar as próximas férias especiais para toda a família, mesmo que você não consiga fazer uma pausa durante todo o período de descanso das crianças ou que não tenha muito dinheiro disponível para grandes aventuras.

Confira nossas dicas para se organizar financeiramente e descubra quais atividades podem ser mais adequadas para o seu bolso.

Qual é o período de férias escolares?

No Brasil, as férias escolares ocorrem durante algumas semanas de julho e dezembro e praticamente durante todo o mês de janeiro. As datas específicas de início e fim variam de acordo com as instituições de ensino.

Como se planejar financeiramente para as férias das crianças?

A melhor forma de aproveitar com tranquilidade o que as férias das crianças têm de melhor é fazendo um bom planejamento financeiro. Pensando com antecedência, você organiza as atividades de acordo com o seu orçamento, sem abrir mão da diversão. Confira um pequeno passo a passo para fazer esse planejamento funcionar.

Defina um orçamento para as férias

Para começar a planejar as férias é importante saber quanto você pode gastar nesse período. Se você não tem ideia desse valor, uma dica é fazer um orçamento pessoal ou familiar. Saiba como fazer isso a seguir.

1. Estabeleça um objetivo para o seu orçamento

Aqui o objetivo é poupar para curtir as férias com as crianças. Como elas têm dois períodos sem escola por ano, você pode definir o orçamento para um deles ou pode dividir entre os dois, dependendo da forma como você organizar suas férias do trabalho.

2. Escolha uma ferramenta

Você pode utilizar um bloquinho de papel, uma planilha ou um aplicativo para fazer seu controle financeiro. O importante é que você se sinta à vontade com o modelo que escolher.

3. Registre todas as entradas de dinheiro

Aqui, vale incluir salários e qualquer renda extra que a família tiver, como recebimento de aluguel ou pensão, por exemplo. Considere apenas os valores líquidos, ou seja, aqueles que de fato entram na sua conta depois de descontados impostos etc.

4. Faça um controle de gastos

Inclua no controle todas as despesas da família, tanto as fixas, como aluguel e condomínio, quanto as variáveis, como supermercado e fatura do cartão de crédito. Uma ferramenta que pode te ajudar a saber para onde vai o seu dinheiro é o App Itaú.

Com ele, você consegue categorizar seus gastos e definir uma meta mensal. Além disso, em poucos cliques, a aba “resumo” traz um balanço de quanto entrou e quanto saiu da conta, em quais categorias estão as saídas e como está o mês até o momento de acordo com a sua meta de gastos.

Leia também: Como fazer um controle de gastos no App Itaú.

5. Analise as informações

Agora você vai conseguir visualizar quanto consegue poupar por mês. Com isso, fica mais fácil definir o teto de gastos e se organizar para guardar esse dinheiro até chegar a hora de aproveitar as férias das crianças.

Se achar que não consegue poupar o suficiente com o orçamento que tem hoje, considere fazer um corte de gastos respeitando suas prioridades.

Leia também: 11 dicas para cortar gastos e economizar dinheiro no dia a dia.

Crie um cronograma de atividades

Uma estratégia bem interessante para aproveitar as férias sem gastar mais do que o previsto é criar um cronograma de atividades. Funciona mais ou menos como um roteiro de viagem, em que você distribui as atividades por todo o período.

Por exemplo, se vocês não forem viajar, podem aproveitar para conhecer lugares diferentes da cidade ou rever aqueles que mais gostam e quase não visitam por falta de tempo.

Também vale incluir no cronograma alguma atividade para fazer em casa. Jogos de tabuleiro, karaokê ou preparar uma receita em família são algumas opções para alternar com as saídas.

No cronograma, inclua uma estimativa de custo por atividade. Com essa organização, você controla os gastos mais facilmente e garante que ninguém vai ficar parado por falta de ideias nesse período.

Aproveite atividades gratuitas e com preços acessíveis

Outra dica para controlar os gastos é incluir no cronograma algumas atividades gratuitas e com preços acessíveis.

Durante as férias é comum encontrar eventos infantis em bibliotecas, livrarias e centros culturais em geral que não custam nada ou custam pouco. Procure a agenda cultural da sua cidade e descubra o que ela oferece.

6 ideias de passeios para fazer nas férias escolares

Para completar, aqui vão algumas dicas de passeios e atividades para fazer nas férias escolares. Muitas vezes esquecemos que é possível ter tempo de qualidade com as crianças fazendo programas aparentemente muito simples.

Zoológicos e Aquários

Zoológicos e aquários são alguns programas que crianças adoram, mas que muitos pais não se lembram de incluir no roteiro de férias.

Que tal pesquisar o zoológico que fica mais perto da sua casa para uma visita? Mesmo que seus filhos já tenham feito esse passeio, vale a pena considerar uma nova visita.

Em relação aos aquários, existem os mais sofisticados, mas também há algumas alternativas com bom preço em alguns parques. Elas nem sempre são bem divulgadas, por isso vale a pena fazer uma pesquisa na sua região.

Cinema

Na época de férias geralmente são lançados alguns filmes infantis. Que tal pesquisar o que está em cartaz e convidar as crianças para uma sessão?

É um programa que costuma fazer sucesso. E você ainda pode ter 50% de desconto na entrada com cartão Itaú em cinemas parceiros.

Museus

Já pensou em levar as crianças a um museu de ciência? Ou mesmo a um museu de arte que tenha atividades adaptadas ao público infantil?

Vale a pena pesquisar as opções perto da sua casa, inclusive porque muitos museus têm entrada gratuita em determinados dias da semana.

Viagens

Viajar é sempre uma boa ideia para as férias escolares. Mesmo que uma grande viagem não esteja nos seus planos, considere viagens curtas, de ida e volta no mesmo dia, por exemplo.

Também vale a pena conferir se você tem pontos e milhas no cartão de crédito para utilizar. Conhecer um lugar diferente pode incrementar seu roteiro.

Leia também: Dicas para viajar barato e economizar no seu próximo destino.

Parques

Parques são excelentes passeios, principalmente quando está um tempo bom. Os filhos podem correr, brincar, conhecer outras crianças e se divertir.

Também vale a pena fazer algo diferente, como um piquenique. E nem precisa ser algo muito sofisticado. Uma dica é levar algo que possa entreter as crianças, como um jogo de tabuleiro ou uma bola para garantir diversão e tempo de qualidade em família.

Centros Culturais

Durante as férias é comum que centros culturais intensifiquem a programação infantil. Fique atento às agendas e aproveite para participar de atividades, cursos e espetáculos gratuitos ou com preços bem acessíveis.

Atividades para fazer em casa nas férias

Durante as férias, planejar algo em casa também pode ser divertido. Por exemplo, vocês podem preparar um bolo ou uma pizza caseira, organizar um campeonato de jogos de tabuleiro ou ensinar as crianças a jogar cartas. Também vale maratonar séries para família ou criar sessões de cinema com pipoca e tudo.

Essas são algumas sugestões para vocês aproveitarem o tempo juntos e curtirem as férias escolares.

Você também pode aproveitar para juntar pontos e milhas com as compras do cartão de crédito e depois trocá-los por descontos em hospedagens e passagens aéreas, por exemplo. Se ainda não tem um cartão com esse benefício, confira as opções do Itaú.

Você também pode gostar

Como usar pontos do cartão de crédito? Entenda tudo sobre milhas e pontos

Você sabe o que é e como funcionam os pontos do cartão de crédito? Confira as vantage [...]

11 dicas práticas para cortar gastos e economizar dinheiro

Veja 11 dicas de como cortar gastos, descubra a melhor forma de economizar dinheiro e [...]

Como fazer um controle de orçamento?

Tem dúvidas sobre como montar um controle financeiro? Nesse post, damos dicas de como [...]