Itaú Blog

Payroll nos EUA e PIB brasileiro surpreendem o mercado

Economia e Mercados: o relatório de folha de pagamento dos EUA indicou uma resiliência do mercado de trabalho; no Brasil, o PIB cresceu, contrariando a expectativa de queda

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 4 minutos de leitura

Crédito: Getty Images/Itaú Private Bank

Um dos principais destaques na agenda dos investidores na semana foi a divulgação do Payroll, que apontou uma criação de 199 mil vagas de emprego nos EUA em novembro, acima das expectativas do mercado e indicando resiliência no mercado de trabalho americano.

No Brasil, o PIB contrariou as projeções de contração e registrou um ligeiro crescimento no terceiro trimestre, com alta dos serviços e da indústria pelo lado da oferta, além de uma aceleração no consumo das famílias sob a ótica da demanda.

Agora, as atenções se voltam para a divulgação da inflação de novembro no Brasil e nos EUA e para a super quarta, com a última decisão de política monetária do Copom e do Fed na próxima semana.

Confira mais detalhes abaixo.

Payroll: criação de vagas volta a acelerar nos EUA

O Payroll, relatório de folha de pagamentos do Departamento do Trabalho dos EUA, indicou a criação de 199 mil vagas em novembro, acelerando em relação a outubro. A taxa de desemprego caiu para 3,7%, enquanto a taxa de participação teve um ligeiro avanço. A leitura veio mais forte do que o esperado e reforça o cenário de um mercado de trabalho ainda resiliente, dando suporte à tese de que o Federal Reserve terá que manter os juros altos por período prolongado, enquanto o mercado atualmente precifica corte em maio.

Clique aqui para ler na íntegra.

PIB brasileiro cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou ligeiro crescimento de 0,1% tri/tri, acima do projetado pelo mercado, que esperava um recuo (-0,3%). Em comparação com o mesmo trimestre de 2022, o crescimento foi de 2,0%. O resultado trouxe surpresas positivas, mas já vemos alguns sinais de desaceleração econômica. O PIB excluindo o setor agropecuário desacelerou e atingiu 0,3% tri/tri no terceiro trimestre. Para o último trimestre do ano, a estimativa preliminar aponta estabilidade do PIB ex-agro. Esperamos que o PIB encerre este ano com crescimento de 2,9%.

Clique aqui para ler na íntegra.

IGP-DI sobe menos do que o esperado

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou 0,50% m/m, abaixo da expectativa. O acumulado em 12 meses passou para -3,6%. Os preços dos produtos agrícolas e industriais no atacado avançaram na margem. Os preços ao consumidor avançaram, mas em ritmo inferior a outubro. Já os custos da construção desaceleraram. Em geral, a alta dos preços no atacado das últimas leituras deve continuar a pressionar a inflação ao consumidor à frente

Clique aqui para ler na íntegra.

Leitura final confirma contração do PIB da Zona do Euro

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro apresentou uma contração de 0,1% tri/tri, segundo a leitura final divulgada nesta semana. A queda veio em linha com a expectativa e sem revisões, interrompendo a leve recuperação observada no trimestre anterior, quando foi registrado crescimento de 0,2%. A divulgação reforça o cenário de fragilidade da atividade econômica da região. A composição do produto, no entanto, surpreendeu positivamente, dada a aceleração do consumo em um cenário de inflação ainda alta e elevados custos de financiamento.

Clique aqui para ler na íntegra. 

Produção industrial e novas encomendas recuam na Alemanha

A produção industrial da Alemanha caiu 0,4% m/m em outubro, bem abaixo das expectativas, que eram de alta. Por outro lado, a contração foi mais amena do que a registrada em setembro. Na comparação interanual, o recuo foi de 3,5%. Já as novas encomendas à indústria caíram 3,7% m/m, leitura também mais fraca do que o esperado. Os dados seguem apontando uma fraqueza da indústria alemã. Os indicadores antecedentes apontam alguma melhora na margem, mas ainda em nível associado a contração da atividade no setor.

Clique aqui para ler na íntegra.

Market Update: perspectivas do comitê de investimentos do Itaú | Private Insights

Confira os principais pontos discutidos em nosso evento mensal, no qual exploramos o [...]

Perspectivas 2024: destaques do cenário econômico e fundos multimercado

Confira um resumo do painel “Cenário econômico e fundos multimercado: desafios e opor [...]

IGP-DI sobe menos do que o esperado | Private Insights

No Radar do Mercado: o IGP-DI avançou 0,50% em novembro, abaixo da expectativa do mer [...]