Dicas para estabelecer (e cumprir) suas metas de ano novo
Por Itaú

Criar metas para o ano novo 2025 é uma excelente maneira de se organizar mentalmente para saber quais são seus objetivos e suas prioridades neste momento. Se você não fez isso no ano novo 2024 ou até fez, mas deixou alguns planos pelo caminho, pode aproveitar este momento para repensar onde você está hoje e onde quer estar daqui a um ano.
Para te ajudar nessa caminhada, trazemos alguns exemplos de metas de ano novo para você se inspirar e oferecemos um passo a passo para você chegar lá.
8 exemplos de metas para 2025
Aqui estão algumas ideias de metas para 2025 que podem inspirar seus planos para o ano novo.
Sair das dívidas
Já imaginou como seria terminar 2025 sem dívidas? Se gostar da ideia, a dica é organizar seu orçamento, revisando gastos, organizando suas entradas e saídas e aproveitando oportunidades de renegociação. Neste artigo explicamos passo a passo como se organizar para quitar dívidas e sair do vermelho.
Começar a investir
Começar a investir é uma iniciativa importante para realizar muitos outros planos. Para quem quer dar os primeiros passos, a dica é começar a construir uma reserva de emergência, que é basicamente uma quantidade de dinheiro que você guarda para cobrir imprevistos.
Comprar um imóvel
Seu sonho é comprar um imóvel no próximo ano? Essa é uma excelente meta de ano novo! O primeiro passo para realizar esse objetivo é descobrir quanto ele custa. Você pode ter ideia de preço pesquisando o valor médio do metro quadrado na região em que você quer comprar no Índice FipeZAP de Venda Residencial. E se a ideia for pedir um financiamento, detalhamos aqui todas as etapas para financiar um imóvel.
Comprar um carro
Outra meta que pode estar no seu radar é a de comprar um carro. Para saber a resposta, vale a pena avaliar o seu momento e pesquisar opções de modelos, preços e financiamentos. Quer uma ajuda? Temos também! Neste link você vai descobrir a melhor forma de comprar ou trocar de carro.
Fazer uma viagem
Viajar também pode ser uma meta incrível para o ano novo. Que tal começar a pensar em destinos e roteiros? Na hora de colocar as ideias em prática, lembre de usar pontos do cartão de crédito e milhas. E se quiser uma viagem com menos custos, temos aqui 11 dicas para economizar no seu próximo destino.
Mudar de emprego ou conseguir uma renda extra
Quer mudar de emprego? Então a dica é criar um plano para alcançar esse objetivo. Que tipo de emprego você quer? O que falta para você conseguir? Vale a pena listar passos que você precisa dar para chegar ao seu novo emprego. Você precisa fazer um curso técnico? Melhorar o conhecimento de inglês? Investir em uma graduação ou pós? Tenha clareza em relação aos pontos que você precisa desenvolver e se organize para isso.
Se a ideia for conseguir renda extra, você pode pensar em oferecer consultoria sobre um assunto que você tem um conhecimento, traduzir textos, vender doces ou passear com cachorros, por exemplo.
Melhorar a sua saúde física ou mental
Sua meta também pode ser melhorar sua saúde física ou mental (ou ambas). Se for o caso, considere fazer alguma atividade física, praticar yoga, fazer terapia. A ideia é encontrar alguma coisa que você goste e que te faça bem. Estabelecer alguns limites também pode ajudar. Por exemplo, não trabalhar além de determinado horário, evitar checar o celular em alguns períodos do dia e por aí vai.
Ler mais
Ler é um hábito. Por isso, se ler mais estiver entre as suas metas de ano novo, nossa sugestão é começar aos poucos. Leia alguns minutos por dia sobre alguma coisa que você gosta. Pode ser até no celular mesmo, para facilitar. Procure notícias, curiosidades. Também vale visitar bibliotecas ou livrarias e escolher livros do seu interesse. Para desenvolver esse hábito, você pode começar se propondo a ler meia hora por dia.
Como cumprir as metas de ano novo?
Como você deve ter percebido pelos exemplos que trouxemos, metas de ano novo geralmente estão relacionadas às nossas finanças. Por isso, a melhor estratégia para realizar seus objetivos é organizar sua vida financeira. Isso significa saber exatamente como você usa seu dinheiro hoje para descobrir maneiras de controlar gastos e poupar para realizar seus planos.
Como criar e manter um controle de gastos pessoais
Confira como começar a controlar o que você gasta para fazer sobrar dinheiro para suas metas de ano novo.
- Concentre as despesas em uma só conta ou cartão para simplificar o controle do que entra e do que sai.
- Crie lembretes para o vencimento das contas ou ative o débito automático para evitar multas por atraso no pagamento.
- Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que você realmente precisa.
- Cuidado com compras por impulso. É sempre importante ter em mente qual é o seu limite de despesas, certo?
- Acompanhe periodicamente extrato e faturas de cartão de crédito. Gastos surpresas não são bem-vindos.
- Utilize uma planilha ou as funcionalidades do App Itaú para começar a criar o hábito de se organizar financeiramente. Confira a seguir como o aplicativo do banco pode te ajudar nessa tarefa.
Como controlar os gastos usando o App do Itaú
O controle de gastos não precisa ser uma coisa complicada porque, com o App do Itaú, você consegue fazer tudo isso com apenas alguns toques. Esse serviço está disponível para todos os clientes do banco no aplicativo que você usa no seu dia a dia. Confira como fazer.
1. Categorização de gastos
Para categorizar cada saída de dinheiro da sua conta corrente, entre no extrato, toque em cada lançamento e escolha uma entre as mais de 100 categorias disponíveis. E se quiser também editar a categoria quando quiser.
Em comida e bebida, por exemplo, existem subcategorias como bares e bebidas, cafeteria, entrega, loja de conveniência, outras comidas e bebidas, padaria e restaurantes. Há ainda categorias para Compras, Contas, Educação, entre outras. Para encontrar a que mais combina com o lançamento, você pode usar a busca.
2. Definição de início e final de mês
No App Itaú, pode selecionar o dia que em que começa seu mês financeiro pessoal. Pode ser, por exemplo, a data em que você recebe o primeiro pagamento do mês.
3. Orçamento de gastos
Para ajudar no controle, você pode definir uma meta de gastos para o mês.
4. Resumo e balanço mensal
E para facilitar ainda mais a sua vida, a aba “resumo” traz um balanço mensal em que é possível visualizar quanto dinheiro entrou e quanto saiu da sua conta (já com o saldo de entradas e saídas calculado), em quais categorias estão as saídas e como está o mês e relação à sua meta de gastos.
Como investir dinheiro para realizar metas de ano novo?
Fazendo um planejamento financeiro e conseguindo poupar um pouco por mês fica mais fácil alcançar os objetivos que você tem para 2025. Principalmente se você fizer o seu dinheiro render nesse período. Como estamos falando do prazo de um ano (no máximo), a dica é investir em aplicações de renda fixa, um tipo de investimento que geralmente é mais seguro e previsível.
Para esse tipo de objetivo, o ideal é buscar aplicações que ofereçam:
- Baixo risco;
- Rendimento mensal;
- E liquidez, ou seja, que possam ser resgatadas a qualquer momento.
Algumas alternativas são Tesouro Direto (especialmente o Tesouro Selic), CDB e fundos DI de renda fixa. Conheça mais opções na nossa página de investimentos.
Você também pode gostar
Amigo Secreto: ideias fáceis de presente
Presente amigo secreto: confira 16 dicas de presente de maneira fácil para o final do [...]
Presente de Natal: Ideias do que dar de presente em 2024
O que dar de presente de Natal? Temos algumas sugestões e dicas fáceis para o seu Nat [...]
Como usar pontos do cartão de crédito? Entenda tudo sobre milhas e pontos
Você sabe o que é e como funcionam os pontos do cartão de crédito? Confira as vantage [...]


